Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título A PRESTIDIGITAÇÃO NA COMUNICAÇÃO EM ONCOLOGIA PEDIATRICA: O OLHAR DO VOLUNTARIO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
JOELMAR PASSOS DE FARIA (Relator)
ARINETE FONTES ESTEVES VÉRAS
PRISCA DARA LUNIERES PÊGAS
NAISA ELIANE FLORES SOBRAL
ANA CAROLINA GRAÇA DE OLIVEIRA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O cuidado paliativo em oncologia pediátrica é um processo compartilhado de construção que transpassa vários olhares e saberes, um destes compreende a comunicação em suas várias formas. A prestidigitação é uma das formas de comunicação do artista circense que se utiliza de métodos definidos de avaliação do sucesso interativo entre o emissor e o receptor da mensagem que dentro do âmbito hospitalar passam a ser o profissional e o paciente, requerendo apenas o esforço do voluntário para desenvolver diversas habilidades de destreza manual, comunicação verbal, não verbal, gestual, e por isso foi incorporada às atividades de terapia lúdica no cuidado com crianças diagnosticadas com câncer. OBJETIVOS: Relatar as experiências do acadêmico voluntário no tratamento de crianças com câncer através da terapia lúdica com a inserção da prestidigitação como instrumento principal de interação com o paciente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo por meio de relato de experiência acadêmica vivida no Programa Anjos da Enfermagem: Educação em Saúde Através do Lúdico e na Ação Curricular de Extensão: O Brincar no Hospital, desenvolvidas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas por graduandos de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, por meio da inclusão da prestidigitação na terapia lúdica no cuidado com crianças hospitalizadas diagnosticadas com câncer. RESULTADOS: Foi possível identificar que a inserção de diferentes tipos de terapias complementares à terapia medicamentosa tem por objetivo minimizar os danos ao paciente. A prestidigitação se insere neste contexto através do uso da linguagem verbal e não verbal, uma técnica de comunicação alternativa que pretende conquistar a atenção das crianças através de suas multicores, multifaces, formas de trabalho e comunicação para obter melhor resultado terapêutico, pois sensibilizadas com o “efeito mágico” se mostram mais dispostas a estabelecer uma melhor comunicação e aceitação com a equipe. CONCLUSÃO: A inclusão da prestidigitação na terapia lúdica no cuidado com crianças diagnosticadas com câncer representa um mecanismo para a redução das perdas e danos provenientes da internação e intervenção hospitalar, trazendo uma nova perspectiva para o tratamento. A inclusão da prestidigitação na terapia lúdica é uma estratégia adequada para o enfrentamento da hospitalização da criança, como também para o voluntário que não se sente seguro para uma abordagem com crianças menos receptivas.