Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PREVENÇÃO DA DENGUE ATRAVÉS DE AÇÕES DE EXTENSÃO EDUCATIVA COM CRIANÇAS
Autores
MILENA DUARTE DE MACEDO (Relator)
TUANNY GONÇALVES BENJAMIM DE SOUZA
LEYDIANE MAYSA VASCONCELOS DE LIMA
ELIENE DE SOUZA SANTANA SANTOS
JANK LANDY SIMÔA ALMEIDA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, podendo ser de curso benigno ou grave, que tem como vetor de transmissão o mosquito Aedes aegypti. É um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendo no Brasil considerada uma endemia; esta apresenta como sintomas principais: febre alta, mialgia, artralgia, dor retro orbitária, podendo existir ou não a presença de prurido e exantema. A única maneira de evitar a sua disseminação é a eliminação de seu vetor. No município de Campina Grande - PB existe um alto índice de infestação do mosquito, além de muitos casos subnotificados. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma extensão universitária vivenciada por estudantes de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Campina Grande - PB. METODOLOGIA: O projeto de Bolsas de Extensão (PROBEX), intitulado "Enfrentamento e Prevenção da Dengue: uma parceria entre um grupo de estudantes da UFCG e a Secretaria do Município de Campina Grande-PB" foi desenvolvido entre maio e dezembro de 2011, realizando atividades extensivas em 03 escolas de ensino fundamental I localizadas no bairro da Vila Cabral - Campina Grande/PB. Em 06 visitas às escolas, com a participação média de 60 crianças (de 04 a 10 anos) por encontro foram realizadas atividades dinâmicas, participativas e reflexivas com a utilização de álbuns seriados, panfletos educativos e brincadeiras que contemplavam balões, distribuição de brindes e paródias. RESULTADOS: Durante as atividades percebeu-se que as crianças possuíam poucas informações sobre a temática, porém demonstraram interesse em adquirir novas vivências sobre a mesma. Destarte, próximo ao término das atividades PROBEX, o desempenho dos discentes universitários e o resultado da experiência na vida dos escolares foram avaliados através de dinâmicas interativas alusivas a rotina de vida, cuidados em saúde, compreensão dos assuntos abordados e sensibilização da comunidade estudantil. CONCLUSÃO: Salienta-se a importância de se trabalhar a prevenção de doenças com escolares, posto que os mesmos exercem grande poder de persuasão em seus núcleos familiares, influenciando pais e demais com relação a adesão a formas de prevenção de agravos a saúde. Percebe-se que a ação educativa realizada em equipe é uma ferramenta de grande relevância para promover à saúde e prevenir a dengue na comunidade.