Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADAS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICIPIO DE LAGOA SECA-PB
Autores
JAVANNA LACERDA GOMES DA SILVA FREITAS (Relator)
SHEILA MILENA PESSOA DOS SANTOS
FERNANDA LAÍSY PEREIRA DE SOUSA
RAILA NATASHA DE MELO BEZERRA
JAMILE SANTANA BORGES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Acessibilidade e sustentabilidade no SUS
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: pode-se considerar a prática de educação em saúde como combinações de conhecimentos que tem por finalidade a facilitação de ações voltadas à saúde, com o intuito de provocar mudanças positivas de práticas e costumes. Neste sentido as/os usuárias/os são incentivadas/os a identificar e descobrir meios para preservar, cuidar e trazer melhorias na vida cotidiana. A prática da educação em saúde contribui para o aumento da autonomia no auto-cuidado, a co-responsabilização, a participação social, além do incentivo ao diálogo com profissionais e gestores para alcançar uma atenção integral em saúde. As práticas de educação em saúde fazem parte da agenda de compromissos da equipe de saúde da família, devendo ser incorporada pelas/os profissionais como estratégia que possibilita a reflexão sobre aspectos envolvidos no processo saúde/doença/cuidado. OBJETIVO: transmitir e divulgar as melhorias no conhecimento das usuárias relacionadas à Saúde Sexual e Reprodutiva em uma Unidade Básica de Saúde. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência de atividades educativas, individuais e coletivas, realizadas no período de janeiro à junho/2013 em uma Unidade Saúde da Família no município de Lagoa Seca/PB, por discentes e preceptoras que integram o Pró/PET-Saúde. RESULTADOS: foram realizadas atividades educativas envolvendo temas relativos à saúde sexual e reprodutiva (anatomia feminina e camisinha feminina). Utilizou-se simuladores anatômicos e preservativos, sendo tais objetos disponibilizados para manipulação. Para todas, este foi o primeiro contato com esses instrumentos. Observou-se que a atividade despertou interesse e curiosidade pelos assuntos abordados, evidenciado pelas diversas questões colocadas sobre a identificação das estruturas genitais e a forma de utilização da camisinha. Observou-se a melhoria na assimilação desses assuntos e a melhor compreensão sobre as partes do corpo e suas funções, sobre a possibilidade de uso da camisinha feminina, além da sua capacidade de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada. CONCLUSÃO: a partir das atividades realizadas com essa população foi possível perceber a importância das práticas de educação em saúde, por promover empatia, interesse e participação do público-alvo, com a utilização mínima de recursos materiais e investimento na criatividade. Esta estratégia precisa ser adotada por toda a equipe de saúde e estendida para toda a comunidade inserida no território.