Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título SIMULAÇÃO NO ENSINO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE APLICAÇÃO PRÁTICA, FORMAÇÃO EM SAÚDE E ÉTICA
Autores
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA (Relator)
SORAYA MARIA DE MEDEIROS
JOÃO BOSCO FILHO
MARIA BETÂNIA MACIEL DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ética e Legislação em Enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
O grande desafio contemporâneo da educação formativa em saúde é ser capaz de desencadear a visão do todo. Com a necessidade de proporcionar a integralidade em saúde, as novas premissas em educação propõem a aprendizagem que envolve a auto-iniciativa, alcançando dimensões afetivas e intelectuais mais estáveis e duradouras, utilizando a problematização como estratégia, evidenciando o conceito de aprender fazendo, vinculando o processo de ensino-aprendizagem aos cenários práticos. Assim sendo, a simulação apresenta-se como poderosa ferramenta neste contexto. O trabalho teve por objetivo refletir sobre os aspectos positivos da simulação como metodologia de ensino em saúde, considerando a análise do processo de construção de cenários práticos de situações simuladas. A partir de um ensaio reflexivo, discutiu-se a simulação como metodologia de ensino em saúde a partir da perspectiva da formação integral dos sujeitos. Para tanto, discutiu-se os valores humanísticos e subjetividade, competências técnicas, éticas como eixos periféricos pertinentes a essa proposta. Neste sentido refletiu-se sobre a contribuição da simulação como instrumento potencialmente transformador da prática formativa em saúde, atentando-se para a construção de cenários simulados com objetivos que pontuem aspectos éticos, técnicos e sociais necessários a prática profissional mais próxima de uma lógica integral e complexa.