Anais - 16º CBCENF

Resumos

Título PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES DE TRABALHO GRAVES NOTIFICADOS NO MUNICÍPIO DE ARACAJU
Autor
CARLA PORTO BORBA (Relator)
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cidadania, alienação e controle social
Tipo Pesquisa

Resumo
Acidente de Trabalho Grave é aquele que ocasiona perda física ou funcional, levando a lesões extremamente sérias com consequências graves e até mesmo fatais. As fichas de notificação de acidente de trabalho grave fornecem informações sobre o perfil do trabalhador acidentado, como também sobre o acidente e as consequências desse, facilitando estimar e acompanhar o verdadeiro impacto do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores. O desconhecimento impede que respostas organizadas pelo Sistema Único de Saúde sejam elaboradas de forma organizada e efetiva na prevenção e controle dos causadores de acidentes de trabalho. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de visualizar o panorama dos acidentes de trabalho graves notificados no município de Aracaju. O método utilizado foi do tipo documental e a amostra formada por 118 fichas de notificação padronizadas pelo Ministério da Saúde. A análise dos dados realizou-se por meio de uma análise de conteúdo direcionada a atingir os objetivos. Avaliando as fichas de notificação, visualizou-se acidentes de trabalho em todos os meses do ano, prevalecendo os típicos em via pública ou instalação de contratante, em decorrência de equipamentos, quedas e acidentes de trânsito, ocasionando lesões em cabeça, membros inferiores e superiores, em trabalhadores do sexo masculino, em idade produtiva, residindo no município de Aracaju, necessitando de atendimento hospitalar e levando a incapacidade temporária com consequente afastamento das atividades laborais por significativo período. É imprescindível o preparo dos profissionais de saúde para identificar e correlacionar os acidentes e adoecimentos a questões relacionadas à atividade profissional e ao ambiente de trabalho para que haja a adequada intervenção. Com isso, pesquisas se fazem necessárias na área da assistência para a avaliação das doenças, acidentes e mortes no trabalho, como também no sentido de identificar e divulgar como está a saúde e segurança do trabalhador para que medidas respaldadas sejam cobradas pela sociedade junto aos órgãos cabíveis. Conclui-se que notificar em sistemas de informações regulamentados oficialmente pelo governo favorece a necessidade da articulação intersetorial para o desenvolvimento de ações programáticas de redução do quantitativo de acidentes de trabalho através de medidas de prevenção no âmbito da saúde, transporte e segurança.