Anais - 15º CBCENF

Palavra da Presidente do COFEN

É com imensa satisfação que, como nova Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, dirijo-me aos profissionais e estudantes de enfermagem inscritos no 15º CBCENF, que se tornou maior congresso de saúde da América Latina e referência nacional da mesma natureza.

Nosso objetivo foi propiciar debates científicos com temas atuais, além das políticas públicas de saúde, para servir como instrumento de luta da profissão: tanto no aspecto político quanto no exercício profissional.

O 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que foi sediado na cidade de Fortaleza (CE), entre os dias 9 a 12 de agosto de 2012, foi  idealizado também com a finalidade de incentivar a excelência no aprimoramento dos inscritos através de cursos, oficinas, palestras, debates, entre outras atividades, desenvolvidas pela comissão científica do CBCENF.

Além dos eixos temáticos estabelecidos, também abordamos as questões políticas inerentes à nossa atividade profissional, a exemplo da luta pela aprovação das 30 horas e o piso salarial. Lutas quem têm sido travadas dentro do Congresso Nacional com a participação ativa do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, junto da ABEN, CNTS e FNE.

Todas as ações desenvolvidas pelo Plenário do Cofen e pelos Conselhos Regionais nos últimos anos foram grandes passos rumo a um retorno da credibilidade do nosso Sistema e, baseados nesses avanços, poderemos chegar mais longe e garantir aos nossos profissionais o devido reconhecimento. Para isso, O CBCENF é fundamental. Necessitamos de produção científica que nos traga novos olhares, novas relações e novas tecnologias. Fortalecendo a nossa profissão, fortalecemos os nossos profissionais.

O Conselho Federal de Enfermagem, em nome de todos os 27 Conselhos Regionais, em especial do Coren Ceará, que abraçou conosco a iniciativa do Congresso, agradece as delegações que abrilhantaram e participaram do evento, levando o seu saber e a sua cultura à belíssima cidade de Fortaleza.