Anais - 15º CBCENF

Apresentação da Comissão Científica

Um dos compromissos assumidos pela Comissão Científica do 15º CBCENF foi o de dar continuidade ao perfil científico que vem caracterizando as edições anteriores, realizadas em Belo Horizonte, Natal e Curitiba, voltadas para todos os profissionais da enfermagem brasileira, estudantes e organizações representativas da profissão.

Nesta edição foram oferecidas 8.000 vagas e teve como tema central "CUIDADO E PROTEÇÃO DA VIDA", do qual derivam os eixos temáticos "ética e legislação em enfermagem", "vulnerabilidade social" e "determinantes de vida e trabalho", que nortearam discussões científicas em torno de assuntos afetos à enfermagem atual. Além disso, constituiu-se em espaço de confraternização e socialização do conhecimento e da cultura de cada canto do Brasil.

O 15º CBCENF compreendeu o 9º Congresso Nacional de Residência em Enfermagem- CONARENF  e o 1º Encontro Sindical Nacional da Enfermagem, promovido pela Federação Nacional dos Enfermeiros, e tem se tornado uma referência nacional, haja vista o enorme número de inscritos e de trabalhos apresentados, sendo considerado por muitos, hoje, o maior congresso do segmento na América Latina.
Foram submetidos à avaliação 2.865 trabalhos que, após análise da Comissão Científica, 2.424 foram aceitos para apresentação, sendo 444 em forma de Comunicação Coordenada e 1960 em forma de Pôster. Além disso, 162 concorreram a prêmio. Com o oferecimento de 7 cursos, participaram 659 inscritos.
Esperamos, dessa forma, ter contribuído para o crescimento da Enfermagem Brasileira.

Dra. RITA DE CÁSSIA CHAMMA

Coordenadora da Comissão Científica