Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DA INTERNAÇÃO DE PACIENTE EM UNIDADE DE INFECTOLOGIA
Autores
ANA CAROLINA MELO QUEIROZ (Relator)
SARAH PATRÍCIO ANDRADE
ANA EDUARDA MELO QUEIROZ
ANTÔNIA KÁRDILA OLIVEIRA FARIAS
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Vários autores reconhecem a importância dos estágios na formação profissional e pessoal dos profissionais de Enfermagem para o desenvolvimento de atitudes, comportamentos e habilidades, além da interação com a equipe multiprofissional de saúde, familiares e pacientes e, principalmente, para a possibilidade de analisar crítica e reflexivamente as interfaces do conhecimento teórico e prático. Durante o estágio do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tivemos a oportunidade de comparecer ao setor de Infectologia no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral – CE, objetivando adotar medidas e intervenções que melhorassem a condição de internação desses pacientes. Através do diário de campo, pudemos observar, compartilhar e acumular materiais para analisar as práticas. Durante a vivência, acompanhamos uma paciente com 14 anos de idade, que estava internada na unidade de infectologia. Foi admitida no hospital manifestando alguns sintomas como: febre, tontura e vômitos. Também se queixava da visão embaçada. Após realização de exames, foi detectado um tipo fungo na coluna vertebral, localizado próximo as meninges. A paciente encontrava-se no leito, sonolenta, apresentava dificuldade em falar, foi colaborativa durante a realização do exame físico. A adolescente já apresentava algumas perdas, como a visual, de início apresentando diplopia, evoluindo dias depois para a perda da visão dos dois olhos. Além da redução da força motora dos membros inferiores, sendo comprovado por relatos da paciente sobre a dificuldade em locomover-se do leito ao banheiro. Ouvimos relatos sobre a falta que a garota sentia da escola, dos amigos e dos familiares, e principalmente o medo de ter perdido definitivamente a visão e/ou não ficar recuperada completamente da doença. De acordo com os relatos, utilizávamos jogos educativos e documentários transmitidos através da TV para que a adolescente ficasse mais próxima da escola. Criamos um mural com recados feitos pelos amigos com mensagem de fé e esperança para a recuperação da doença. A vivência do estágio foi benéfica, pois é mais uma etapa no processo de aprendizagem, em que colocamos em prática a nossa capacitação feita em sala de aula. Podendo enfrentar situações da vida profissional, com dificuldades que surgem como: risco de contrair infecções, lidar com a emoção da história de uma paciente e tentar driblar a situação passando força e confiança.