Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ARIAN CÉZANNE SOUSA DA CÂMARA (Relator)
LUANA IDALINO DA SILVA
JESANA SÁ DAMASCENO
ALBANIZA DE ALMEIDA FORMIGA
ROBERTA DE MIRANDA HENRIQUES FREIRE
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu de uma parceria entre Ministério da Saúde e Educação, visando atender de forma integral a saúde das crianças, adolescentes e jovens do ensino público com o intuito de proporcionar melhoria na qualidade de vida e bem-estar.O desenvolvimento das ações está sustentado pela articulação entre as escolas públicas e a Unidade de Saúde da Família (USF).Objetiva-se com esse trabalho descrever as atividades educativas realizadas em uma escola pública do alto sertão paraibano.Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade federal de Campina grande durante o estágio supervisionado I, no âmbito da USF, voltado as ações de promoção à saúde e educação nas escolas públicas durante os meses de abril e maio de 2012.Os alunos tiveram a oportunidade de avaliar através das atividades desenvolvidas pela USF as condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens estudantes. Foi realizada avaliação de medidas antropométricas (peso e altura) para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de cada um, no intuito de posteriormente traçar ações voltadas ao estado nutricional, avaliação dos cartões vacinais para averiguar o quadro de imunização e possível captação dessas crianças por meio de visitas domiciliares, assistência e orientação quanto à saúde bucal e acompanhamento na unidade básica de saúde, palestras realizadas pelos acadêmicos abordando tema de higienização e orientações acerca do cuidado com o corpo, sendo esta atividade bastante acolhedora pelos alunos da escola.Portanto, ressalta-se a importância desse programa, uma vez que verifica-se uma integração entre os diversos profissionais, estudantes e a comunidade.Os profissionais da saúde podem identificar no ambiente escolar além de fatores que impeçam o crescimento e desenvolvimento saudável do indivíduo, os determinantes sociais do processo saúde/doença que influenciam na ocorrência de problemas de saúde, e que consequentemente, refletirá na qualidade de vida de cada criança e adolescente.