Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CARTILHA PARA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES
Autores
ISABELA GADELHA LIBERATO MARQUES (Relator)
CARLA VIVIAN PINHEIRO LIMA
DENIZIELLE DE JESUS MOREIRA MOURA
LARISSA MARQUES GONÇALVES
LIANA MARQUES GONÇALVES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência é a transição da infância para a vida adulta. É um período onde o individuo passa por várias mudanças, físicas, biológicas e sociais. Nessa fasse o jovem busca a aceitação do grupo onde esta inserido. Devido toda a subjetividade desta fase os adolescentes são vulneráveis a utilizarem drogas. O uso de drogas é um problema de saúde pública, e se faz necessário medidas para a prevenção do mesmo. OBJETIVO: Elaborar uma cartilha educativa sobre prevenção de drogas ilícitas para adolescentes estudantes do ensino fundamental II, sensibilizar os adolescentes sobre o não uso de drogas ilícitas e orientar sobre os malefícios físicos e psicossociais ocasionados pelo uso de drogas. METODOLOGIA: É uma pesquisa do tipo metodológica, com o intuito de elaborar um instrumento que facilite o processo de ensino-aprendizagem sobre drogas e seus malefícios sensibilizando os adolescentes para a prevenção desse vício. Tal instrumento trata-se de uma cartilha educativa com informações referentes aos conceitos sobre drogas, seus malefícios, fatores de riscos e importância da prevenção. Essas informações estão descritas em um diálogo entre um personagem e o próprio leitor. A primeira etapa desse estudo foi a busca da literatura sobre adolescência, drogas lícitas e ilícitas e educação em saúde. Em um segundo momento, foram organizados os conceitos a serem aprendidos pelos jovens encadeando-os em uma sequência lógica de raciocínio. Essas etapas foram desenvolvidas durante os meses de fevereiro e março de 2012. A terceira etapa foi da elaboração da cartilha educativa. A cartilha é destinada a adolescentes estudantes do ensino fundamental II de escolas públicas municipais de Fortaleza – CE, com idades entre 11 a 15 anos. RESULTADOS: A cartilha possui uma linguagem clara e objetiva pautada em um diálogo horizontal com o leitor, esse diálogo é feito pro meio do personagem, que foi chamado de Cuca, com figuras ilustrativas que despertem o interesse para a leitura, mensagens de cunho crítico-reflexivo. Os assunto abordados na cartilha são o conceito de drogas e quais os tipos de drogas, seus fatores de risco, malefícios bem como sua prevenção. CONCLUSÃO: A construção da cartilha é uma forma de atrair atenção dos jovens que ainda não tiveram contato com as drogas, para a prevenção da mesma. A enfermagem deve usar desses tipos de tecnologia para educar e promover saúde.