Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONHECENDO SUA DOENÇA E TRATAMENTO: JOGO COMO TECNOLOCIA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS DIABÉTICAS
Autores
LIANA MARQUES GONÇALVES (Relator)
CARLA VIVIAN PINHEIRO LIMA
DENIZIELLE DE JESUS MOREIRA MOURA
ISABELA GADELHA LIBERATO MARQUES
LARISSA MARQUES GONÇALVES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1)é uma doença auto imune, onde ocorre uma disfunção pancreática, com consequente deficiência de insulina. O tratamento da tem algumas restrições que podem ser de difícil adesão, principalmente na infância, onde a criança ainda não tem maturidade suficiente para assumir a responsabilidade de seguir o tratamento. OBJETIVO: Construir um jogo educativo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de crianças portadoras de DM1 em relação à fisiopatologia e tratamento dessa doença. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo metodológico. A primeira foi a apreensão da literatura sobre o DM1, educação em saúde para crianças e construção de jogos educativos. Na segunda etapa, foram organizados os conceitos a serem aprendidos pelas crianças encadeando-os em uma sequência lógica de raciocínio para a compreensão da fisiopatologia e tratamento do DM1. Essa sequência de raciocínio inclui as seguintes idéias: funcionamento do pâncreas→ disfunção pancreática como causador da deficiência de insulina e consequente hiperglicemia→ Os sinais clássicos da hiperglicemia → O diagnóstico de DM1 → Tratamento (farmacológico e não farmacológico) → Controle Glicêmico. Essas etapas foram desenvolvidas durante os meses de fevereiro e março de 2012. A terceira etapa trata-se da construção do jogo educativo, que seguiram os critérios que norteiam a elaboração de um jogo. Foi realizada no mês de abril de 2012. RESULTADOS: O jogo tem forma de tabuleiro, com 6 peões e o objetivo é ser o primeiro a levar o peão até a chegada. Destina-se a crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, que sejam alfabetizadas. O número de participantes pode ser de 2 a 6 e o tempo estimado de jogo é de 20 minutos. Durante o percurso há explicações sobre o funcionamento do pâncreas, a produção da insulina, o que acontece com a falta de insulina, tratamento farmacológico e não-farmacológico da DM1, complicações devido a não adesão ao tratamento e finalmente, o controle do DM1. O participante que chegar ao final será o vencedor e demonstrará que é possível ter diabetes e manter a qualidade de vida com os níveis glicêmicos controlados. CONCLUSÃO: É muito importante estimular o aprendizado infantil, em todo esse contexto de doença, tratamento e melhora da qualidade de vida. A melhor maneira de ensinar a criança sobre esses aspectos é utilizando as atividades lúdicas, pois assim é uma maneira de a criança aprender brincando.