Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CARACTERIZAÇÃO DOS TROTES NO SAMU DE SOBRAL DURANTE O ANO DE 2011
Autores
ANTONIO TIAGO DA SILVA SOUZA (Relator)
GIZELE BEZERRA MOREIRA
ADNA MARIA CASTRO
FRANCISCO JWSCELAND DE BRITO CARDOSO
VALDERLENE DOS SANTOS FREIRE
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) destina-se ao atendimento de urgência e emergência nas residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na central de regulação que imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações. O SAMU-Sobral possui em seu quadro de regulação 75 profissionais que trabalham em regime de escala 24 horas por dia e dispõe de uma ambulância de suporte avançado, duas ambulâncias de suporte básico e uma motolância. O SAMU-Sobral já realizou 45.325 atendimentos a casos de urgência e emergência nestes últimos seis anos. Foram 79.105 chamadas telefônicas apenas neste ano de 2011, sendo 55% desses trotes. OBJETIVOS:Esse trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos trotes e como eles podem trazer danos à sociedade sobralense. MÉTODO: Para a análise do perfil dos trotes utilizou-se o banco de dados do SAMU, coletados pela central de regulação do período de janeiro de 2011 a dezembro de 2011 contendo dados relativos à descrição da chamada (região de origem, tipo de chamada e procedimentos adotados). Essas chamadas foram analisadas e categorizadas. RESULTADOS: Foram 79.105 chamadas telefônicas no ano de 2011, sendo 43.670 (55%) trotes, 1.900 (2%) enganos e 1.064 (1%) orientações. Os trotes chamam a atenção da equipe, pois há uma grande quantidade de ligações efetuadas por crianças, principalmente nos horários de início e intervalo dos turnos escolares. Esse tipo de chamada causa dois problemas imediatos: ocupa uma linha telefônica, impedindo uma solicitação real de socorro e desgasta a equipe de Técnicas Auxiliares de Regulação Médica (TARMs), que passa a atender até sete vezes mais ligações do que o esperado. Há também, aqueles que ligam para pronunciarem palavras de baixo calão e outros que até conseguem enganar a equipe e promovem o deslocamento desnecessário de uma viatura. CONCLUSÃO: Através dos dados ressalta-se a necessidade de realizar campanhas de conscientização para a população, em especial pais, alunos e professores.