Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE BRINQUEDOTECA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autores
EULÁLIA GONÇALVES COSTA (Relator)
ROSIE OLIVEIRA DA SILVA
BARBARA ALVES RUELA DE AZEVEDO
MAYARA MÁRVIA MATIAS MACHADO
HANNE OLDAKOSKI DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A brinquedoteca na unidade de saúde acaba sendo um espaço de valorização da saúde, do brincar, da socialização e da cidadania. O brincar na UBS é uma ferramenta fundamental que promove o bem estar e faz com que as crianças criem uma simpatia pelo ambiente que deixa de ser exclusivamente hospitalar. A brinquedoteca é um projeto de melhoria da qualidade das consultas. Na busca de humanização é que os hospitais e unidade de saúde estão cada vez mais aderindo a esta proposta. OBJETIVO: apresentar o relato de experiência de um grupo de alunas na implementação da brinquedoteca em uma estratégia saúde da família. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, realizado por alunas de graduação da universidade federal do Pará, integrantes de um programa do ministério da saúde denominado Programada de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Realizado em uma estratégia saúde da família no município de Ananindeua/PA. RESULTADOS: Implementar a brinquedoteca na unidade não foi tarefa fácil, foi necessário uma organização conjunta com todas os integrantes da equipe do PET – Saúde para a arrecadação de brinquedos, doações e organização do espaço, mais todo o esforço valeu apena, pois as crianças ficaram encantadas com o espaço, deixando assim toda a equipe muito feliz, então a partir daí a brinquedoteca se tornou um espaço de interação entre as crianças onde as mesmas brincam, desenvolvem atividades educativas, recreativas, tornando o ambiente hospitalar mais agradável. CONCLUSÃO: a criação de espaços educativos e preventivos no setor de saúde contribui para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, a uma atenção diferenciada às crianças que os frequentam, promovendo a educação em saúde e direcionando o melhor tratamento indicado para cada caso, quando for necessário. Com a brinquedoteca as crianças também aprendem a desenvolver suas potencialidades, desenvolver a sociabilidade, fazer amigos e aprender a respeitar o direito dos outros e normas estabelecidas pelo grupo.