INTRODUÇÃO: A brinquedoteca na unidade de saúde acaba sendo um espaço de valorização da saúde, do brincar, da socialização e da cidadania. O brincar na UBS é uma ferramenta fundamental que promove o bem estar e faz com que as crianças criem uma simpatia pelo ambiente que deixa de ser exclusivamente hospitalar. A brinquedoteca é um projeto de melhoria da qualidade das consultas. Na busca de humanização é que os hospitais e unidade de saúde estão cada vez mais aderindo a esta proposta. OBJETIVO: apresentar o relato de experiência de um grupo de alunas na implementação da brinquedoteca em uma estratégia saúde da família. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, realizado por alunas de graduação da universidade federal do Pará, integrantes de um programa do ministério da saúde denominado Programada de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Realizado em uma estratégia saúde da família no município de Ananindeua/PA. RESULTADOS: Implementar a brinquedoteca na unidade não foi tarefa fácil, foi necessário uma organização conjunta com todas os integrantes da equipe do PET – Saúde para a arrecadação de brinquedos, doações e organização do espaço, mais todo o esforço valeu apena, pois as crianças ficaram encantadas com o espaço, deixando assim toda a equipe muito feliz, então a partir daí a brinquedoteca se tornou um espaço de interação entre as crianças onde as mesmas brincam, desenvolvem atividades educativas, recreativas, tornando o ambiente hospitalar mais agradável. CONCLUSÃO: a criação de espaços educativos e preventivos no setor de saúde contribui para a melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, a uma atenção diferenciada às crianças que os frequentam, promovendo a educação em saúde e direcionando o melhor tratamento indicado para cada caso, quando for necessário. Com a brinquedoteca as crianças também aprendem a desenvolver suas potencialidades, desenvolver a sociabilidade, fazer amigos e aprender a respeitar o direito dos outros e normas estabelecidas pelo grupo. |