Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título NASCER OU NÃO NASCER COM PROBLEMAS CONGÊNITOS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ILANNA DANTAS COSTA (Relator)
WANESSA CRISTINA TOMAZ DOS SANTOS BARROS
LUCIANE PAULA BATISTA ARAUJO DE OLIVEIRA
ALINE MATIAS DE ARAÚJO CORCINO
ANA RAFAELA DANTAS DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
A palavra aborto deriva do latim, sendo ab, privação, e ortus, nascimento, ou seja, privação de nascimento. Existem dois tipos de aborto: o espontâneo, que se caracteriza por acontecer de modo natural, e o provocado ou induzido, que acontece pela intervenção do homem. Legalmente, aborto é a interrupção da gravidez com o intuito de morte do concepto. Do ponto de vista moral, aborto é considerado como a interrupção da gravidez de modo fatal para o feto. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na construção de um seminário sobre “nascer ou não com problemas congênitos”. Trata-se de um relato de experiência, no qual são descritos os passos seguidos para elaboração de uma atividade desenvolvida na disciplina de Ética e bioética, do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante a construção do seminário foi possível perceber, com base na literatura científica, que o tema aborto não só é de grande importância, como também gerador de polêmica, uma vez que a opinião das pessoas varia bastante, como também dos especialistas sobre o assunto. Para promover o debate, o grupo organizou uma apresentação em slides, trazendo os principais conceitos acerca do tema encontrados a partir de consulta a livros e artigos da área. Também foi apresentado um vídeo obtido no site:http://www.youtube.com/watch?v=q98oHkzSa6U, o qual exibe o caso de uma família que teve um bebê com anencefalia, mostrando que esta situação pode ser compatível com a vida, mesmo que por pouco tempo. Por outro lado, também foi encontrado na literatura que alguns problemas congênitos, de fato, não são “compatíveis” com a vida. Após a exposição dialogada e apresentação do vídeo, foi iniciado o debate com a turma, a partir de questionamentos elaborados pelo grupo responsável pela atividade. Com a realização desta atividade, foi possível perceber que aborto em caso de problemas congênitos configura-se como um tema relevante, e que sua reflexão é essencial na formação do enfermeiro. O processo de construção dessa atividade permitiu ao grupo a reflexão crítica do tema, como também a oportunidade para todos os envolvidos -discentes e docentes- de discutir sobre a realização ou não do aborto nas situações em que exista problemas congênitos. Por fim, conclui-se também que debates problematizadores – ao invés de polêmicos – favorecem a aprendizagem por despertar o pensamento crítico no futuro profissional.