Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ORIENTADO À ENFERMAGEM: FUNDAMENTOS PARA O CUIDADO CLÍNICO
Autores
LÍVIA PINHEIRO MESQUITA (Relator)
JÉSSICA DE MENEZES NOGUEIRA
FRANCISCO HERCULANO CAMPOS NETO
JORDANA RODRIGUES MOREIRA
CAMILA VASCONCELOS DE CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo da anatomia humana é fundamental para a formação do enfermeiro, ao proporcionar conhecimento sobre a morfologia, localização dos órgãos do corpo humano, bem como seu reconhecimento e funcionalidades. Todos esses fatores de embasamento teórico- prático relacionados à anatomia, é necessário para que os acadêmicos de enfermagem, futuros enfermeiros, tenham melhor conhecimento para que desenvolvam de forma mais eficaz suas ações de cuidado. OBJETIVO: Relatar a vivência sobre o ensino de anatomia humana orientada à enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, acerca da inserção de dois docentes enfermeiros na disciplina de anatomia humana de uma Universidade Pública na cidade de Fortaleza-CE, durante o primeiro semestre de 2012. RESULTADOS: A disciplina de anatomia humana é ministrada ao primeiro semestre, portanto, grande maioria, tem conhecimento insuficiente sobre a enfermagem, não conseguindo relacionar os conhecimentos apreendidos nesta disciplina com o cuidado de enfermagem em si. O cronograma abordou as temáticas: Introdução ao estudo da anatomia; Sistema Esquelético; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário; Sistemas Genitais; Sistema endócrino. Todas estas temáticas foram abordadas, desde o início da disciplina, em conjunto a estratégias que facilitassem a compreensão e sobre as ações de enfermagem, com o foco de despertar e fundamentar, desde o início da graduação, o cuidado clínico aos futuros enfermeiros. Algumas das estratégias utilizadas foram: discussões de casos clínicos, familiarização de termos técnicos próprios da enfermagem, noções de semiologia e semiotécnica, sempre destacando a necessidade de apropriação de conhecimento sobre anatomia, por parte do enfermeiro, para aprimorar seu cuidado clínico. CONCLUSÃO Tendo em vista vivências durante a disciplina, destacamos a necessidade de inserção de temáticas específicas aos cuidados de enfermagem, vinculados à anatomia humana, para que assim, os acadêmicos de enfermagem, desde o início do curso, tenham orientações sobre a aplicação dos conhecimentos de anatomia humana aos cuidados de enfermagem, despertando e alertando sobre as relações que a anatomia humana tem aos demais conhecimentos próprios da enfermagem, propiciando um amadurecimento do cuidado clínico entre os estudantes desde a graduação influenciando a vida profissional.