Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA CONSULTA GINECOLÓGICA: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
LAYSLA SILVA BASILIO (Relator)
JANAÍNA SOARES ALVES
VALDECI FERREIRA DA PONTE NETO
KARLA DE ABREU PEIXOTO MOREIRA
ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A consulta ginecológica compreende um processo complexo, sendo realizado a anamnese, exame físico, coleta de material citológico, e orientações que é um importante papel do enfermeiro. As ações educativas desempenhadas pela enfermagem durante consultas ginecológicas buscam gerar a reflexão da mulher sobre sua saúde, incentivando a adoção e a manutenção da prática de hábitos saudáveis. OBJETIVO: Relatar a experiência do enfoque na educação em saúde realizada por acadêmicos de enfermagem durante consultas ginecológicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, realizado em uma unidade básica de saúde da cidade de Fortaleza/CE durante estágio curricular, em maio de 2011. RESULTADOS: Observou-se que os acadêmicos apesar de estarem realizando os procedimentos técnicos pela primeira vez, a ansiedade e o medo não os privaram de manter a postura e a ótica do cuidar humanizado. Todas as etapas da coleta colpocitológica foram explicadas à paciente, foi evidenciado para essas mulheres a importância da realização regular desse exame, bem como a imprescindibilidade do recebimento do resultado seguido por consulta médica para apreciação e leitura do resultado. Após as consultas, empregadas pelos acadêmicos, as pacientes apresentavam semblante mais relaxado e o feedback feito por elas era composto de satisfação e notório agradecimento pela atenção e cuidado diferenciados. Isso nos leva a refletir sobre o tipo de assistência que é prestada para estas mulheres no âmbito da atenção básica e sobre a importância de não negligenciarmos a educação em saúde e a humanização do cuidado durante qualquer consulta de enfermagem. CONCLUSÕES: Inferimos que implementar a aplicação de orientações através da educação em saúde e da atenção humanizada para as práticas de procedimentos técnicos da consulta ginecológica, pode induzir retorno imediato das pacientes. Ações educativas devem ser realizadas em todos os momentos em que profissional e paciente estejam juntos, principalmente nas consultas, pois estas propiciam maior proximidade e empatia. Visto que a prática de educação em saúde durante as consultas ginecológicas acarreia conhecimentos capazes de restituir melhora na qualidade de vida das mulheres e que os acadêmicos apresentam qualificação e interesse para adotá-la, reputamos que esta prática é essencial para a saúde da população-alvo e, portanto, deveria ser amplamente incitada ainda na formação do profissional de enfermagem.