Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ABORDAGEM EDUCATIVA EM UM CENTRO ESPECIALIZADO DE DIABETES E HIPERTENSÃO: CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO
Autores
RAFAEL BEZERRA ALVES (Relator)
PAULO GIORDANE CASTRO DE SOUSA
ERIKA MILLER ALVES MARTINS
RAPHAEL COLARES DE SÁ
MARIA ALBERTINA ROCHA DIÓGENES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença com grande incidência no mundo, levando a complicações generalizadas. Cerca de quatro milhões de mortes por ano são relativas ao DM e suas complicações, o que representa 9% da mortalidade mundial total. As amputações e úlceras de pé são as complicações mais graves nesse grupo de pacientes. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma abordagem educativa voltada para o cuidado com os pés de pacientes com diabetes mellitus. METODOLOGIA: Relato de experiência através de uma abordagem educativa voltada para os cuidados com o pé diabético. Realizada em março de 2012, com 20 pacientes que aguardavam atendimento em um centro de referência, que assiste pacientes com DM e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Utilizou-se como estratégia metodológica uma abordagem educativa, orientando sobre os principais cuidados básicos e diários com os pés. Realizou-se também a entrega de kits, contendo acessórios para o cuidado com as unhas e com os pés. Foram realizados por acadêmicos de enfermagem em estágio curricular obrigatório sob a orientação de uma docente responsável pela disciplina. RESULTADOS: Foi observado que a maioria dos portadores de DM tem alguma informação acerca dos cuidados relatados e de maneira positiva entenderam a grande importância desse cuidado. Com a entrega dos kits, os pacientes conseguiram entender qual a importância de não utilizar tesouras no corte das unhas, devendo ser substituídas por serrinhas de manicure, pois o uso de tesouras acarreta o risco de lesões, o que pode progredir para maiores problemas, como as amputações. É necessário que a equipe multiprofissional utilize estratégias levando em consideração o risco individual ao cliente, reconhecendo as variáveis que possam interferir na aceitação do tratamento instituído. CONCLUSÃO: A atividade realizada proporcionou impactos positivos, pois através dela os pacientes atentaram sobre os cuidados com os pés, diminuindo assim as complicações e as amputações. Além disso, favorece o processo ensino-aprendizagem, proporcionando aos educadores, troca de saberes com seus educandos.