Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DURANTE ESTÁGIO CURRICULAR
Autores
FELIPPE GUERRA MARTINS (Relator)
ÉRICA OLIVEIRA MATIAS
BRUNA MARQUES DE MELO
PRISCILLA MESQUITA CAVALCANTE
FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Entende-se por processo de formação a construção dinâmica da identidade de um profissional. O estágio curricular deve ser considerado, na formação dos enfermeiros, como um momento oportuno e relevante na perspectiva de auxiliar no processo de formação do acadêmico. OBJETIVOS: Descrever o processo de construção do conhecimento acadêmico a partir das atividades desenvolvidas em atividades práticas no contexto hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Realizado em um hospital escola de referencia, com unidade pediátrica ativa, no município de Fortaleza-CE. O período do estudo foi simultaneamente com as atividades desempenhadas no estágio curricular da disciplina intitulada Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança II durante o mês de maio de 2012. Os dados foram coletados a partir do registros dos acadêmicos, com a utilização de apresentação de estudos de caso como forma de analisar o desempenho do aluno e construção do conhecimento direcionado para aproximação dos acadêmicos com a sistematização da assistência de enfermagem. A análise foi realizada conforme verbalização dos alunos durante exposição dos estudos de caso. RESULTADOS: Constatou-se que a partir das atividades práticas durante o estágio, aliado com as estratégias de avaliação e compartilhamento de conhecimento entre os acadêmicos e professor e profissional do serviço facilitador, foi possível uma construção e aproximação do acadêmico com o público alvo que receberá cuidados diretamente do enfermeiro. Durante as vivências foi possível aprofundar o conhecimento acerca de doenças crônico degenerativas, como é o caso da Diabetes Mellitus tipo I responsável por acometer a clientela pediátrica. Foi possível aplicar conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica, bem como associar a prática clínica de enfermagem com o processo de sistematização de enfermagem para oferecer um cuidado organizado e respaldado no saber científico. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que a oportunidade de vivenciar a atuação do enfermeiro, no contexto hospitalar, proporcionou aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes do cuidado de enfermagem, assim como também favoreceu o processo ensino-aprendizagem associado com a ferramenta de discussões de estudos de caso como forma de aliar o conhecimento teórico-prático fundamental para a formação de futuros enfermeiros.