Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A RELEVÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PARA A PRÁTICA CLÍNICA EM PEDIATRIA TRAUMATOLÓGICA
Autores
FELIPPE GUERRA MARTINS (Relator)
ÉRICA OLIVEIRA MATIAS
BRUNA MARQUES DE MELO
LORENA DAMASCENO ALVES
FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A principal causa de morte e incapacidade nos pacientes pediátricos, com cerca de 80%, configura-se os traumas contusos, representados principalmente por acidentes por veículos a motor, bicicletas e quedas. O trauma pediátrico pode levar a um período prolongado de incapacidade, repercutindo na capacidade de aprendizado o processo de crescimento e desenvolvimento. A assistência fundamentada no processo de enfermagem possibilita ao enfermeiro o alcance de um plano de cuidados organizado e direcionado às necessidades individuais da criança. Para tanto, o diagnóstico de enfermagem configura-se como uma etapa do processo de enfermagem de fundamental relevância para a obtenção de resultados satisfatórios. OBJETIVO: Demonstrar como os diagnósticos de enfermagem são relevantes para a prática do cuidado clínico em uma unidade pediátrica traumatológica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir das atividades curriculares da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança II realizadas em um hospital de referência traumatológica do estado do Ceará. O período do estudo foi no mês de Abril de 2012. A análise dos dados foi realizada através do relatório das experiências do estágio, em que os acadêmicos registram os diagnósticos de enfermagem identificados e elaboram suas intervenções de enfermagem prioritárias. Utilizou-se como referencial para a construção dos diagnósticos de enfermagem a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). RESULTADOS: Verificou-se que ao utilizar um referencial para a elaboração de uma das etapas mais importantes do processo de enfermagem, auxiliam aos acadêmicos um processo de ensino aprendizagem facilitador para que as competências e habilidades requeridas para um enfermeiro sejam trabalhadas desde a graduação de forma que os capacitem para a construção e implementação de um cuidado fundamentado cientificamente para a recuperação dos pacientes pediátricos que necessitam de um cuidado especializado. CONCLUSÃO: Fica evidente que o processo de enfermagem permite que o acadêmico perceba a sua aplicabilidade na prática clínica como instrumento relevante na sistematização do cuidado. Portanto, o diagnóstico de enfermagem proporciona ao enfermeiro o exercício do pensamento crítico para elaboração dos diagnósticos prioritários, assim como também a construção das intervenções de enfermagem e metas prioritárias a serem alcançadas para a reabilitação do paciente.