Introdução: A higiene é considerada na prática o uso de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos. Sendo assim, a importância dos bons hábitos de higiene para a melhora na qualidade de vida é essencial, devendo esta ser desenvolvida ainda na infância ¹. Para isso, se faz a educação em saúde um dos pilares da formação de crianças em idade escolar, tendo em vista que a educação não formal vem se manifestando como uma das formas mais exitosas de socialização e capacitação pessoal². Objetivo: Diante do exposto o nosso trabalho tem como objetivo identificar os benefícios que a educação em saúde, no âmbito da higiene, traz para a melhora na qualidade de vida das crianças, sendo esta uma das formas de prevenção e tratamento de muitas doenças. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, segundo abordagem qualitativa, realizado no período de Agosto de 2011, através de artigos científicos disponíveis em bases de dados eletrônicas (BVS), publicados no período 2006 a 2009. Utilizando descritores em português, selecionados mediante consulta aos Descritos em Ciências da Saúde (DeCS): Saúde da Criança, Higiene, Qualidade de Vida. Resultados: O estudo mostra que sendo a escola um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, esta se torna o lugar ideal para desenvolver estratégias de promoção à higiene das crianças, prevenindo e tratando muitas doenças e consequentemente interferindo na qualidade de vida das mesmas ². Conclusão: Concluí-se que, a saúde escolar deve ser entendida de maneira mais ampla, no ambiente social, na família, no grupo de amigos ou outros espaços que as crianças possam estar inseridas. Por isso, é importante boas práticas de higiene para a vida do ser humano e, é essencial que esta consciência seja desenvolvida ainda na infância. |