Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIA DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Autores
ANA PAULA SOUZA DE QUEIROZ (Relator)
FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA LIMA
ÉRICA OLIVEIRA MATIAS
CAMILA DANTAS PEREIRA CHAVES
PRISCILLA MESQUITA CAVALCANTE
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O estágio curricular é um processo de aprendizagem indispensável para a formação integrada do acadêmico visto que é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem que permite a vivência de novas experiências que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática. OBJETIVO: Relatar as vivências acadêmicas do estágio curricular direcionado para a atenção primária, evidenciando sua relevância para o aprendizado e contribuição para a formação profissional e pessoal das futuras enfermeiras. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Realizado no período do mês de setembro de 2011 durante as atividades desempenhadas na disciplina intitulada Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto I que contempla o desenvolvimento das habilidades em saúde pública no âmbito da unidade de atenção básica no município de Fortaleza-CE. As atividades curriculares da referida disciplina ocorrem no 5° semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A coleta e análise dos dados ocorreram de forma processual conforme o desenvolvimento das atividades registradas em um diário de campo. RESULTADOS: Constatou-se que o desenvolvimento das atividades práticas, compreendidas em estratégias educativas, Consultas de Enfermagem e atuação em sala de vacina e de curativos, permitiram uma aproximação das acadêmicas com a comunidade e com os demais profissionais envolvidos no cuidado ao paciente. Ressalta-se que as futuras enfermeiras podem vivenciar as relações interpessoais e interprofissionais, o que possibilitou a aquisição de competências e habilidades que a tornou mais segura e autônoma no pensamento crítico para tomada de decisão na prática de enfermagem. Foram constatados resultados positivos durante o desenvolvimento das atividades acadêmicas, visto que os depoimentos e verbalizações dos profissionais e pacientes foram de parabenização e estímulo, que é de extrema relevância para o processo de aprendizagem das acadêmicas. CONCLUSÃO: Portanto, as atividades de estágio curricular contribuíram na melhoria do processo ensino-aprendizagem e também para a capacitação e formação acadêmica, visto que é uma atividade que visa o aprofundamento teórico, além de ser um momento de construção de conhecimento, uma vez que, a enfermagem é a profissão essencial do cuidar, em que deve estar atenta aos cuidados prestados na atenção primária, atuando na prevenção de agravos e promoção da saúde da população.