Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTO ACERCA DA MAMOGRAFIA POR GRADUANDAS DE ENFERMAGEM
Autores
MARINNA MARIA DE ANDRADE COSTA (Relator)
MÍRIA CONCEIÇÃO LAVINAS SANTOS
CAMILA BRASIL MOREIRA
ALTAMIRA MENDONÇA FÉLIX GOMES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A mamografia é um dos métodos de detecção precoce para o câncer de mama, capaz de mostrar lesões em fase inicial, com tamanho de milímetros. Sendo recomendada sua realização anual a partir dos 50 anos, e no caso de parentes de primeiro grau acometidos pela doença esta deve ser realizada a partir de 10 anos antes da idade do parente diagnosticado (INCA, 2004). Objetivou-se relatar uma estratégia educativa acerca da mamografia com um grupo de alunas de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC. Metodologia: A atividade foi realizada com 8 alunas em dezembro de 2011, teve duração de 50 minutos e foi dividida em 4 etapas: apresentação, explanação do conteúdo e técnica de assimilação. Resultados: A apresentação se deu de forma dinâmica onde as participantes e os coordenadores da atividade trocaram informações acerca de sua vida pessoal e sobre o tema, a fim de promover interação entre os integrantes da estratégia. Posteriormente, foi realizada a exposição teórica sobre a mamografia, seguida de uma atividade onde as participantes recebiam definições ou respostas e cada uma tinha que afixar no mural. Os resultados foram obtidos através de um pré e pós-teste, onde continha perguntas abertas sobre mamografia. Podemos ressaltar a questão no pré-teste onde 4 participantes afirmaram que a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos mesmo sem queixas relacionadas às glândulas mamárias. E a mesma pergunta no pós-teste foi respondida por todas as participantes como a mamografia sendo indicada entre 40 e 50 anos a cada um ou dois anos e anualmente em mulheres acima de 50 anos. Na questão sobre exame detalhado para diagnóstico de nódulos mamários, 3 alunas disseram que mastectomia era um exame de detecção precoce do câncer de mama, e a mesma pergunta pós-teste foi respondida por todas as alunas como mamografia e biópsia os exames mais detalhados para detectar nódulos. Conclusão: Percebemos que apesar de serem estudantes de ensino superior, vemos a necessidade de uma construção adequada do conhecimento junto a esse grupo e a desconstrução de um pré saber errôneo. A estratégia educativa pode proporcionar a formação de um saber embasado na literatura e adequada à prática correta.