Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CUIDANDO DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UM OLHAR DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO PARA AS ILPIS
Autores
PHILLIPPE FRANÇOIS SOUSA LOURENÇO DA SILVA (Relator)
JOAO BOSCO FILHO
CLEA PATRICIA PEREIRA DOS SANTOS
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
MARIA BETANIA MACIEL DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Reconhecendo o caráter ampliado do conceito de saúde estabelecido pelo SUS e as diversas etapas que compõe o processo de trabalho da enfermagem, o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Enfermagem, da Universidade Potiguar – UNP/Natal, compreendido como um momento privilegiado para integrar teoria/prática numa perspectiva crítica e reflexiva, no qual o estudante desenvolve competências e habilidades do saber fazer, saber aprender, saber ser e saber conviver, inerentes ao trabalho da enfermagem, ampliou seus cenários de intervenção, incluindo além dos campos tradicionais como hospitais, clínicas, ambulatórios, Unidades Básicas e Saúde e Unidades de Saúde da Família, as Instituições de Longa Permanência para Idosos- ILPIs. Nesse contexto, o estágio em ILPIs representa uma possibilidade de aproximação do estudante com a especificidade do cuidado ao idoso, grupo populacional que vem crescendo no contexto da sociedade contemporânea, entretanto que vem sofrendo inúmeros processos de negação de direitos, gerando vulnerabilidades a partir da exclusão social. Diante desse cenário, o trabalho apresentado caracteriza-se como um Relato de Experiência construído a partir das narrativas de supervisores de estágio responsáveis pelo trabalho do enfermeirando nas ILPIs. A inserção no campo aconteceu desde o período de março de 2012, quando foram iniciadas as atividades do estágio supervisionado. A imersão no universo do cuidado ao idoso nas instituições de longa permanência despertou em todos os envolvidos sentimentos e emoções disparadoras de atitudes mais humanizadoras e sensíveis frente ao idoso. Nesse espaço de cuidado, o trabalho do profissional de enfermagem extrapola os cuidados técnicos, e convida a todos os profissionais a ampliarem seus olhares para perceberem o idoso como um sujeito em sua inteireza, um ser que não pode e nem deve ser associado apenas uma condição patológica, mas precisa ser percebido como um ser humano que após dedicar momentos de sua vida ao cuidado daqueles que ama, necessita de cuidados específicos para enfrentar os desafios provenientes dos limites biológicos e sociais impostos a essa faixa etária. Dessa forma, o estágio em ILPIs deve ser garantido a todos os estudantes de enfermagem, para que estes possam se aproximar da realidade de vida desses sujeitos e consigam assumir uma condição critica e reflexiva frente ao cuidado com o idoso.