Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A PRÁTICA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
Autores
AMANDA HOLANDA SEVERO (Relator)
MÔNICA FERNANDES MAGELA
RACHEL RABAY NOGUEIRA
SILVÂNIA MARIA MENDES VASCONCELOS PATROCÍNIO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A prática da monitoria não é algo recente e vem da compreensão de que o ensino não é tarefa única e exclusiva do professor. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se refere à existência do monitor nos seguintes termos: “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos” (Art.84). No ensino, as tarefas assumidas pelos alunos monitores têm como objetivo auxiliar o professor da disciplina, atuando como orientadores das propostas de ensino a partir de atividades realizadas com a turma. Objetivo: Descrever a experiência obtida a partir da atividade de monitoria realizada na disciplina de Farmacologia aplicada à Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido na monitoria da disciplina de Farmacologia para o curso de Enfermagem de uma Universidade publica do Ceará. Participaram do estudo as três monitoras da disciplina de Farmacologia que exerceram atividade de iniciação a docência no período de março a novembro de 2011. O trabalho de monitoria consistiu na realização de uma aula semanal, plantões tira-dúvidas, revisões antecedendo as avaliações e discussões de casos clínicos. As informações foram coletadas a partir de observações e da vivência das práticas de ensino na disciplina. Realizou-se uma discussão sobre a influência da prática de monitoria na vida acadêmica das monitoras e em seguida fez-se a analise dos resultados. Resultado: Observou-se um aperfeiçoamento do conhecimento sobre os assuntos abordados na disciplina, devido ao estudo constante das matérias da disciplina, bem como uma melhora no processo de transmissão desses conhecimentos aos alunos. Além disso, a atividade de monitoria estimulou a dirigir uma sala de aula e proporcionou uma desenvoltura adequada perante aos alunos. Conclusão: O desenvolvimento da atividade de monitoria contribui no processo de aprendizagem tanto dos alunos quanto dos monitores, ao mesmo tempo em que aprimora os conhecimentos dos monitores e prepara e forma futuros docentes para assumirem o ensino.