Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A MUSICOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE UM SUJEITO COMPLEXO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Autores
THIAGO PINTO DE OLIVEIRA (Relator)
ARTUR CABOCLO ALVES DA SILVA
JOÃO BOSCO FILHO
MARIA BETÂNIA MACIEL DA SILVA
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
A busca por estratégias capazes de fortalecer e dinamizar a qualidade de ensino de graduação é uma realidade constante nos espaços educacionais, em especial no âmbito da formação em saúde. A inserção de novas disciplinas, a serem trabalhadas com metodologias ativas na arquitetura curricular dos cursos da área da saúde/enfermagem, representa um esforço no sentido de ampliar o escopo de conhecimentos necessários ao processo de trabalho dos profissionais da saúde/enfermagem. Nesse contexto, o trabalho apresentado, caracterizado como um relato de experiência, e tem por objetivo narrar à vivência de alunos do 5° período do Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP, na disciplina de Terapias Complementares, que tem a musicoterapia como uma de suas principais ferramentas de ensino-aprendizado. As experiências vivenciadas demonstram que a musicoterapia é uma estratégia de ensino capaz de mobilizar o estudante a viver experiências sensoriais e emocionais dentro de sala, uma vez que a música tem o poder de estimular várias áreas sensoriais do cérebro, bem como permitir processos de integração entre os sujeitos a partir de suas memórias, possibilitando o bem-estar e harmonia no espaço onde esta sendo aplicada. Além desta contribuição, a musicoterapia aparece como uma possibilidade de pensar e repensar a integridade do ser humano, a preocupação com o cuidar, e permite chamar a atenção para a necessidade de se articular o conhecimento especializado, científico, com a perspectiva do cuidar, nos campos biológicos, fisiológicos e mentais: gestando uma postura que pode ser denominada de ética do cuidado humano. Dessa forma podemos afirmar que a ludicidade, possibilitada pela música, pode transformar os cenários de aula em ambiente criativos capazes de colaborar com uma melhoria da aprendizagem associada ao bem estar físico, emocional e mental dos acadêmicos, para que possam viver o processo de formação em saúde/enfermagem de modo ético e saudável. Além dessa perspectiva do lúdico, o respeito ao sujeito social, a tomada de decisões sobre dilemas éticos e morais são trabalhadas a partir da perspectiva da musicoterapia e pontua de forma direta os aspectos éticos desta temática.