Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE DST/HIV/AIDS EM ACONSELHAMENTO COLETIVO PRÉ-TESTE ANTI-HIV: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
INGRID BEZERRA PORTELA (Relator)
RAPHAEL COLARES DE SÁ
RAFAEL BEZERRA ALVES
KIRNA KARINE AGUIAR VAZ
MARIA ALBERTINA ROCHA DIÓGENES
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença emergente grave, considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, constituindo-se como uma pandemia dinâmica e instável, sofrendo transformações epidemiológicas significativas ao longo dos anos. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) voltaram a readquirir importância como problema de saúde pública após a epidemia da AIDS. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma abordagem educativa com usuários em aconselhamento coletivo pré-teste anti-HIV. METODOLOGIA: Relato de experiência de uma abordagem educativa voltada a homens e mulheres, dentre elas, gestantes, que se encontravam em um hospital de atenção secundária e terciária e em uma unidade básica de saúde, nos dias 24 e 31 de maio de 2012, respectivamente, em aconselhamento coletivo pré-teste anti-HIV. Utilizou-se como estratégia uma educação em saúde sob a forma de palestra, com utilização de recursos visuais na forma de banners, no qual foram abordados as orientações quanto ao HIV/AIDS e o teste anti-HIV, e a prevenção e o contágio das principais DST. Oportunizou-se também, a demonstração da colocação do preservativo masculino e feminino utilizando-se uma prótese masculina e preservativos de látex masculinos e femininos. Foram realizadas por acadêmicos de enfermagem em estágio curricular, sob a orientação de uma docente responsável pela disciplina. RESULTADOS: As atividades proporcionaram impactos positivos, percebidos através do interesse da clientela, uma vez que foram bastante participativos, indagando suas dúvidas. Notou-se o insuficiente conhecimento no que concerne ao contágio e prevenção das DST, principalmente sobre o HIV e sua transmissão vertical, prevalecendo os mitos e crenças que impõe barreiras no controle dessas doenças. Da mesma forma, foi notória a persistente deficiência de conhecimento sobre a importância e a correta técnica de colocação do preservativo masculino e feminino, destaque a esta última, já que a grande maioria não tinha sequer o conhecimento de sua existência, apesar da constante divulgação e orientação deste método contraceptivo nas unidades de saúde e meios de comunicação em massa. CONCLUSÃO: Atividades educativas mostram-se estratégias fundamentais na difusão do conhecimento sobre as DST, facilitando o controle e prevenção dos agravos causados por estas doenças. Além disso, favorece o processo ensino-aprendizagem, proporcionando aos educadores, troca de saberes com seus educandos.