Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES ACERCA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR
Autores
DANIELLA BARBOSA CAMPOS (Relator)
CARMEM CINTRA DE OLIVEIRA TAVARES
ISABELLA LIMA BARBOSA
EVELINY SILVA MARTINS
FERNANDA LOBO BENIGNO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) lançado pelo Ministério da saúde em 1986, garante que sejam desenvolvidas ações preventivas e educativas, visando à integralidade das ações em saúde, dentre elas destaca-se o Planejamento Familiar (PF). Esse programa é pouco conhecido pelos jovens, precisando ser desenvolvida estratégias que possibilitem a transmissão do conhecimento acerca do PF. A pesquisa objetiva descrever uma experiência a partir da educação em saúde com adolescentes acerca do PF. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido pela educação em saúde. Foram realizadas reuniões que ocorreram entre o período de março a maio de 2012, visando no princípio uma fundamentação teórica sobre o tema, e depois buscando estratégias para expor o assunto de maneira didática. No dia 22/05 foi realizada a oficina em uma Escola Estadual de Educação Profissional na SER VI, em Fortaleza-Ce. Atuou-se com 30 adolescentes do sexo feminino e masculino que cursavam o 3°ano do Ensino Médio. No início da aula expositiva foi realizada a apresentação dos integrantes. Começamos a aula com uma dinâmica, a árvore do prazer, em que os alunos relatavam o que lhe dava prazer, entre elas foram citadas: comer, dormir, viajar, beijar, fazer sexo, seguiu-se mostrando que todos os prazeres da vida também trazem conseqüências negativas, entre elas temos: acidentes, obesidade, DSTs e gravidez indesejada. Iniciou-se a exposição da aula com slides que abordavam o que era o PF, sua importância e benefícios, os tipos de atividades realizadas na consulta e os direitos dos adolescentes. Posteriormente fizemos uma explanação sobre os principais métodos contraceptivos, utilizando ilustrações que facilitasse o processo de aprendizagem dos adolescentes e despertasse a curiosidade. Posteriormente, formamos dois grupos de 15 adolescentes e ofertamos um jogo para cada grupo, no qual foi criado por alunas escolhidas a serem coordenadoras durante as reuniões, onde trabalhamos a associação do nome do método anticoncepcional, com a figura e o modo de utilização deste, então o grupo que finalizasse primeiro a montagem, ganhava brindes. Depois pedimos para que dois voluntários se habilitassem a demonstrar como colocar corretamente a camisinha masculina em uma prótese, seguindo a técnica correta. Com a experiência percebeu-se a importância de desenvolver atividades educativas para auxiliar na compreensão, aprendizado e esclarecimento de dúvidas dos adolescentes, em que obtivemos um bom resultado.