Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DO CUIDAR EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
NATHALIA BANDEIRA VIANA (Relator)
CÍCERO RICARTE BESERRA JÚNIOR
NATALI GOMES DE LUCENA
CLARISSA ALVES MIRANDA
RAIMUNDO TAVARES DE LUNA NETO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Para que possamos discutir sobre a ferramenta de Educação em Saúde propiciada pelos enfermeiros atuantes da Atenção Básica, primeiramente nos cabe estabelecer os conceitos para a referida ferramenta. Deste modo, a educação em saúde é marcada por reflexão e sensibilização (troca de idéias e vivências) sobre questões mais amplas de saúde, que envolve práticas e atividades no campo da saúde, promove o comportamento que promove a saúde, previne e cura a doença e facilita a reabilitação. O enfermeiro desta maneira, precisa estar comprometido com a coletividade em relação ao exercício da cidadania, objetivando capacitar indivíduos e/ou grupos para assumirem a melhoria das condições de saúde de forma crítica e autônoma, com uma atitude de mediador do processo de promoção e educação em saúde. OBJETIVO: Diante do exposto, o presente estudo objetiva discutir a cerca da aplicabilidade da Educação em Saúde no desempenho da atividade do enfermeiro no âmbito da saúde pública mais especificamente na Estratégia Saúde da Família- (ESF), aonde este profissional mantém uma relação direta com a comunidade por meio da formação de grupos de Educação em Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, com um foco descritivo exploratório que visa discutir o que a literatura vigente ressalta sobre a Educação em Saúde, no aspecto de sua aplicabilidade na formação de grupos de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. RESULTADOS: O enfermeiro torna-se educador quando, por meio de seus conhecimentos aplicados em ações educativas, visa despertar o indivíduo para sua realidade fazendo-lhe perceber o que o circunda viabilizando que ele tenha capacidade para se autocuidar e melhorar, se assim desejar, sua qualidade de vida. Onde o Modelo Biomédico é responsável pela análise de todos os caracteres patológicos possíveis de ocorrer, enquanto o modelo Holístico visa observar todo o contexto em que a referida patologia teve desenvolvimento e suas formas de combate, sendo que essa atenção é voltada para o ser e não para o processo patológico. O grande educador oriundo de nossa nação Paulo Freire salienta que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.