Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título FATORES QUE INFLUENCIAM NA ADESÃO OU NÃO AO TRATAMENTO DA HANSENÍASE
Autores
MARIA CONCEIÇÃO DE MORAIS CUNHA SANTOS (Relator)
TALITA DE ARÊA SANTOS
YSIS LUCY VIEIRA MARQUES
FRANCISCA ALICE VIRGINO MORAIS
ALINE RAQUEL DE SOUSA NOGUEIRA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma moléstia causada por um micróbio – bacilo de Hansen o qual ataca a pele e os nervos, conhecida também como “lepra”, “morféia”, “mal-do-sangue”. Trata-se de doença contagiosa e curável. Percebe-se que mesmo com os avanços ocorridos no diagnóstico, controle e tratamento da hanseníase, ainda é nítido o estigma da doença, provocado pelo preconceito, medo e pelas rejeições por parte da sociedade. OBJETIVO: Identificar os fatores que podem influenciar na adesão ou não ao tratamento da hanseníase. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido por meio de uma revisão literária onde realizou-se seleção de artigos científicos publicados na base de dados SCIELO, no período de 2009 e 2010. RESULTADOS: Qualquer indivíduo que apresente manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com formigamentos e perda definida de sensibilidade, deve ser considerado um caso de hanseníase, que tem um período de incubação muito longo, durando de 3 a 5 anos. As pesquisas na área de combate à hanseníase têm demonstrado a necessidade efetiva de preparar métodos que promovam, a partir de ações práticas, mudanças significativas para a eliminação da doença como problema de saúde pública no Brasil. Compreende-se que o conhecimento das dificuldades enfrentadas na adesão ao tratamento da hanseníase é imprescindível para subsidiar uma assistência mais humanizada e de qualidade, implicando na promoção de ações de saúde que se traduzam nas resoluções dos problemas identificados, na satisfação e na garantia de uma assistência integral. CONCLUSÃO: Para uma assistência holística, os serviços em saúde devem conhecer as atividades de vida dos portadores de hanseníase para direcionar as ações voltadas a essa clientela, contribuindo para a melhoria da qualidade no atendimento oferecido a estes indivíduos.