Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
DEBORA CRISTINA DA SILVA FARIAS (Relator)
YASMIN MARTINS DE SOUSA
BRENDA REGINA DA SILVA SOUZA
THIARA MELO DA COSTA
ELIANE CRISTINA DA CRUZ SANTOS
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Atualmente, os menores recebem várias informações a respeito de sexo e estas se tornam, muitas vezes, contraditórias ou confusas, aumentando ainda mais a curiosidade pelo assunto. Para a psicanálise a sexualidade na adolescência é dividida em três etapas de forma didática, a adolescência inicial, média e tardia, pois a sequência de desenvolvimentos não ocorre com limites tão precisos. (Sant’ Anna & Verônica Coates, 2003). OBJETIVO: Orientar os alunos do ensino fundamental sobre a gravidez na adolescência, através de práticas de educação em saúde. METODOLOGIA: Este estudo consistiu em um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de Graduação em Enfermagem/UEPA, durante estágio curricular da Unidade Temática de Saúde da Mulher. Utilizamos como método a realização de uma sala temática sobre o assunto, onde foram expostos cartazes com imagens de como se engravida, dos sinais da gravidez, meios de prevenção com pequenos textos escritos com linguagem simples para facilitar a compreensão, além de uma breve conversa sobre o tema para haver a troca de conhecimentos entre acadêmicos e os alunos. RESULTADOS: Embora este tema seja muito discutido na sociedade atual através de pesquisas, a prática da relação sexual e a prevenção da gravidez ainda se configuram como assuntos que dificilmente são tratados com clareza nas escolas e no convívio familiar, essa constatação obtivemos através dos relatos dos alunos. Por esta questão, os adolescentes relataram que acabam recorrendo a informações, muitas vezes, errôneas compartilhadas entre amigos ou através da mídia. CONCLUSÃO: Concluímos que a realização de práticas educativas com trocas de experiências, ajudaram a esclarecer dúvidas que possivelmente levariam os alunos do ensino fundamental a práticas sexuais errôneas com possíveis gestações indesejadas.