Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA AIDS/HIV: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LORENA DE CASTRO PORTAL (Relator)
AMANDA BARRA DA COSTA
POLLYANA THAYS LAMEIRA DA COSTA
FERNANDA RAMOS DA SILVA
IVONE BARRETO RAMOS
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: BARBOSA et al. (1996) ressaltam que a falta de conhecimento sobre as formas de transmissão da Aids gerou informações contraditórias. Em consequência, muitos homens e mulheres ainda hoje acham que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids/SIDA) está longe e que não correm o perigo de se infectarem pelo vírus HIV. Em meio a esse cenário, considera-se a ação educativa em saúde como um processo dinâmico e contínuo, capacitando indivíduos e/ou grupos da comunidade para refletirem criticamente sobre as causas e problemas de saúde, ressaltando a importância da participação do profissional de enfermagem nesse processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na ação de educação em saúde, esclarecendo a população sobre o tema, identificando mitos e dúvidas acerca da Aids e o conhecimento prévio da clientela sobre o assunto. METODOLOGIA: Pesquisa com abordagem qualitativa descritiva. Relato de experiência desenvolvido por meio de observação de pacientes em uma Unidade Básica de Saúde em Belém (PA). Realizou-se coleta de dados em fontes sobre Aids/HIV, educação em saúde, em acervo bibliográfico da UEPA. RESULTADOS: A educação em saúde é base fundamental para teorização e prática de uma prevenção e promoção adequada de saúde. Ainda se faz presente a diferença de conceitos entre populações mais jovens e antigas, ressaltando ainda a estigmatização de alguns pontos relevantes a temática, se atribui isso ao contexto pouco esclarecido décadas atrás e ainda por serem educados com base mítica. É notória que cada vez mais há maior disseminação de informações sobre o tema, visto que a doença se constitui como um problema de saúde pública. CONCLUSÃO: Enquanto futuras enfermeiras foi de muita valia obter essa experiência na comunidade, reinventando formas de buscar e usar saberes na construção de novas práticas acadêmicas. Nossos objetivos foram alcançados com êxito no momento em que visualizamos o cuidado também como atividade de educação em saúde e observando o cliente se priorizando como agente nesse processo, não nos percebendo donas do cuidado e nem do saber, sendo facilitadoras do mesmo, visto que educar não significa simplesmente transmitir/adquirir conhecimento.