Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA POPULAÇÕES INDÍGENAS
Autores
MAURA LEAL COSTA (Relator)
MARCOLIANO PEREIRA COSTA
MARCELLA ALVES DA PAZ
LUAN EUSTÓRGIO TEIXEIRA
IZABEL CRISTINA FALCÃO JUVENAL BARBOSA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
O processo de ocupação dos territórios indígenas levou ao aldeamento destas populações em pequenas extensões de terras, promovendo o aglomeramento de um grande número de pessoas em uma mesma aldeia, sem infraestrutura sanitária satisfatória e sem a consideração da organização sociocultural dos grupos. De forma geral, os indígenas não podem mais reproduzir suas formas tradicionais de vida, apoiados em seus conhecimentos milenares e não têm acesso aos conhecimentos e tecnologias modernos, assim, tendem a viver na dependência e do assistencialismo. Esta pesquisa objetivou analisar os meios pelos quais se realizam educação em saúde para populações indígenas, por meio de revisão. Trata-se de um estudo bibliográfico descritivo. A pesquisa foi realizada no banco de dados Biblioteca Virtual em Saúde, sendo adotados como critério de inclusão: artigos que abordem o tema, descritores “população indígena”, “saúde de populações indígenas” e “educação em saúde”, estar escrito em idioma português e disponíveis na íntegra. Foram encontrados 936 textos com o descritor “indígenas”, 28 inter-relacionando com o descritor “educação em saúde”, 15 no idioma português, seis textos completos e apenas um do tipo artigo científico; publicado no ano de 2007. As intervenções pedagógicas pesquisadas levaram à elaboração coletiva de material pedagógico específico e bilíngüe (Caderno Pedagógico BilíngüeEducação para Saúde e Terra Limpa), disponibilizando os dados sistematizados pelos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Foram realizadas palestras, cursos, reuniões pedagógicas e estudos em grupo. No material constaram sínteses, textos e ilustrações, que representam temas sobre saúde e ambiente; tais como: poluição das águas e do solo, resíduos sólidos, animais domésticos, cuidados com alimentação, plantas medicinais existentes nas áreas, artesanato e outros. Foram valorizadas ostensivamente as ilustrações feitas em sala de aula, justificada pela imensa preferência das crianças e jovens indígenas por este recurso, fato que pode ser constatado no material e nos relatos dos professores envolvidos no processo. Os textos foram elaborados em língua portuguesa e depois reescritos, por professores indígenas, na língua materna. Através desta revisão, pôde-se constatar a raridade e a necessidade de realização de educação em saúde com estas populações; bem como deste processo ocorrer em parcerias entre índios e não índios.