Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título GRUPO DE EDUCAÇÃO EM IDOSO
Autores
ANDERSON FEITOSA GONÇALVES (Relator)
ANDREOLLY MARK DE SOUSA LEAL
ÍTALO BRUNO BARBOSA SAMPAIO
MARCOS VINÍCIUS DE MOURA
MARIA ALZETE DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Um dos fatores mais preocupantes para a população, na atual sociedade, é a taxa de mortalidade infantil, associada ao índice de desenvolvimento humano contribuem para determinação da expectativa de vida. OBJETIVO: Relatar o modo como o núcleo de ensino orienta pessoas da terceira idade a adquirir conhecimentos de como levar uma vida saudável visando o alcance de expectativa de vida favorável e ao desenvolvimento da sua autonomia para dirimir a exclusão nos eventos sociais e familiares e averiguar a auto-percepção dos idosos em relação ao conceito de velhice, nos aspectos: biológicos, psicológicos e socioeconômicos; trabalhando com a demanda populacional, afim de que os mesmos entendam que envelhecimento não é patológico, e sim, uma etapa natural do desenvolvimento humano. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, ocorrido no período de março a junho de 2012, baseado no convívio das consultas de enfermagem a alunos de terceira idade matriculados no núcleo supracitado, focando relacionar as teorias da disciplina saúde do adulto e do idoso com a realidade social da cidade de Picos-PI. Utilizou-se recursos audiovisuais, didáticos e artístico-culturais, a fim de estabelecer um ambiente de confiança e descontração e assim facilitar a interação entre os participantes do grupo e o pesquisador. RESULTADOS: A integração das atividades de extensão possibilitou, a inclusão do grupo de idosos à práticas educativas, no qual, promoveu-se ambiente de troca de experiência. O processo de aprendizado se processou de modo colaborativo. Buscou-se orientá-los por meio de aulas expositivas sobre assuntos do cotidiano, e também com dinâmicas que trabalham a atividades físicas condizentes com a faixa etária. CONCLUSÃO: Atividade de extensão promovida vem colaborando nas questões nutricionais, psicossociais e socioeconômicas do público idoso. Esta por sua vez desperta no discente a responsabilização profissional numa realidade atual de saúde pública que é o envelhecimento populacional. Neste sentido, práticas similares vislumbram promover criticidade do acadêmico de enfermagem, no qual, existe uma necessidade percebida de maior aproximação com o objeto a ser cuidado.