Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E EDUCAÇÃO PERMANENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE
Autores
KELLY LINHARES VASCONCELOS (Relator)
DENISE LIMA NOGUEIRA
JANE MÁRCIA FERREIRA FEITOSA
PAULA PRISCILLA ABREU ARAGÃO
NARA RAQUEL FONTELES RIOS
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Com o intuito de aperfeiçoar o processo de educação na saúde, em 2004, foi criada a Política de Educação Permanente em Saúde, voltada para a construção de relações e processos capazes de transformar as praticas profissionais dentro das organizações e instituições de saúde. Assim, sabendo que a enfermagem é uma profissão que tem como essência o cuidado e que, como parte dele, é responsável pela administração de medicamentos, e reconhecendo que essa prática é de extrema importância e requer atualização e conhecimento profissional, buscou-se descrever a experiência de uma atividade de educação permanente sobre administração de medicamentos com profissionais de enfermagem de nível técnico em um hospital de ensino do Ceará. METODOLOGIA: Relato de experiência realizado em março de 2012 em um hospital de ensino do Ceará. Convém ressaltar que se respeitaram os princípios éticos desde o desenvolvimento da atividade até a descrição deste relato. RESULTADOS: A modalidade utilizada no processo formativo foi um curso de curta duração. Durante a realização deste, foi disponibilizado aos participantes um instrumento de avaliação que permitiu identificar o conhecimento prévio destes em relação à administração de medicamentos, com questões que enfatizavam os erros na terapia medicamentosa. Assim, dos 48 participantes, 65% obtiveram nota abaixo de 7 e 35% nota acima de 7. Nesta primeira etapa, percebeu-se que as causas dos erros estavam relacionadas à falta de atenção e pouco aprimoramento técnico-científico acerca da temática. No último dia do curso, objetivando avaliar a compreensão dos participantes em relação ao conteúdo abordado, foi disponibilizado um segundo instrumento que continha as mesmas questões do anterior, sendo verificado que de 36 participantes, 75% obtiveram nota acima de 7 e 25% nota abaixo de 7. Resultados estes que demonstraram a importância do desenvolvimento de processos educativos voltados para a prática profissional, já que problemas com a terapia de drogas podem ser evitados com intervenção preventiva, como educação da equipe de enfermagem. CONCLUSÃO: As instituições hospitalares devem centrar seus objetivos em obter uma visão ampla do sistema de medicação possibilitando aos profissionais condições de análise e intervenções que garantam uma assistência responsável e segura ao paciente e a si próprio através de educação profissional permanente.