Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
DANIELA APARECIDA SILVA CAVALCANTI (Relator)
HEVERTON VALENTIM COLAÇO DA SILVA
VALESCA PATRIOTA DE SOUZA
MARIA CECÍLIA PAULINO DOS SANTOS RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A relevância do programa de monitoria nas disciplinas do ensino superior ultrapassa todas as expectativas existentes. Não representa apenas um início à prática docente, mas dispõe ao monitor um ganho intelectual na colaboração prestada aos alunos monitorados. A disciplina Biologia Celular e Embriologia trazem consigo uma enfática curiosidade dos alunos sobre os primeiros passos da origem humana, estimulando a curiosidade do monitor e do aluno assistido. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas como monitor da disciplina Biologia Celular e Embriologia do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Metodologia: Este estudo consiste em um relato de experiência, realizado a partir da monitoria no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, campus de Vitória de Santo Antão, nos períodos de 2011.1 e 2011.2. Durante este período realizavam-se plantões nos laboratórios de microscopia onde os monitores encontravam-se dispostos a esclarecer dúvidas dos alunos sobre a disciplina, e para isso dispunha-se de recursos como lâminas de conteúdo citológico, assim como apostilas contendo exercícios sobre o assunto abordado em sala de aula. Durante as aulas práticas o monitor participava de forma ativa da organização e das práticas laboratoriais, no intuito de compreender todas as etapas, para possíveis esclarecimentos. Resultados: As atividades executadas consistiam em fornecer apoio aos alunos da disciplina, oferecendo uma compreensão da bibliografia básica. O esclarecimento das dúvidas dos alunos através da monitoria, resultou no envolvimento do aluno com a disciplina mostrando-se notório o aprendizado e a formação de uma consciência crítica. . A referida monitoria possibilitou ao monitor vivenciar todas as etapas de construção de um conteúdo programático, bem como a execução de aulas, além de desenvolvimento de habilidades de comunicação e oratória. Conclusão: A experiência representou o primeiro contato com a docência dando a oportunidade de uma participação mais pedagógica e ativa no curso, além de fortalecer a construção do conhecimento científico, indispensável para formação de um profissional qualificado. Tais características são fundamentais na solução de questionamentos técnico-científicos, criando uma relação harmônica entre professor-monitor-aluno.