Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE APOIO DIDÁTICO PARA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autores
BARBARA CATHARINE JULIAO DE LIMA (Relator)
ELOYSA NATÁLIA SANTOS SILVA
ISABELLA JOYCE SILVA DE ALMEIDA
JULIANA DE CASTRO NUNES PEREIRA
LARISSA LAIS MARIA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo. Portanto, conhecer o funcionamento de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem faz-se ferramenta primordial no direcionamento de sua atividade. Para que ocorra esse processo é necessário que o professor utilize recursos didáticos de forma a ajudar na comunicação, compreensão e transmissão de seus conteúdos e idéias de uma forma mais simplificada aos estudantes. Este enquanto comunicador deverá saber quais, quantos e quando utilizar o recurso mais adequado em sua tarefa de ensinar, para que assim, possa oferecer um ensino de qualidade. No curso técnico de enfermagem esses recursos são indispensáveis para o crescimento pessoal e aprimoramento dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Esta pesquisa tem por finalidade relatar o uso dos recursos didáticos frente ao processo de ensino aprendizagem na formação de técnicos de enfermagem em aulas práticas, aproximando assim o aluno da realidade profissional. Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido em um Centro Profissionalizante onde existe o curso para formação de técnicos de enfermagem, localizado no município de Vitória de Santo Antão cerca de 60 Km da capital pernambucana Recife. Onde dois docentes que se encontram lecionando a disciplina de prática, utilizaram recursos facilitadores de ensino como: modelos de ulceras de pressão feitos em bisqui e incisões cirúrgicas esta ultima com o intuito de simular como realizar a retirada correta de uma sutura. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado o desempenho das avaliações feitas antes e após a implementação dos recursos didáticos. Foi observado como resultado uma significante melhora tanto nas avaliações feitas posteriormente como nos relatos feito pelos próprios aluno, o que levou a ampliação e implementação dessas atividades para vários outros docentes desta instituição.