Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS
Autores
RUTH MOREIRA BARROS (Relator)
WILTON NASCIMENTO FIGUEREDO
ITAMARA ALBERGARIA DE MACEDO
RAIRA DOS SANTOS MAGALHÃES
PATRÍCIA BORGES OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE) consiste em uma nova estratégia do governo na tentativa de aproximar as atividades da Atenção Básica a Saúde com as Instituições de Ensino Publica (IEP), básico e médio, pertencentes à mesma área. O PSE visa proporcionar atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde aos estudantes. Para tanto, são realizadas atividades nas escolas abordando temáticas como: qualidade de vida; prevenção das DST/Aids; gravidez não planejada; diversidade sexual; drogas; promoção da cultura de paz. Diante do cenário atual, a Instituição de Ensino Superior (IES) Universidade Salvador, localizada em Salvador/BA, implementou na matriz curricular do curso de Enfermagem o estágio curricular em uma IEP com o intuito dos graduandos atuarem a partir da perspectiva proposta pelo PSE. O presente relato de experiência ilustra a vivência das graduandas em Enfermagem que trabalharam a temática “gravidez na adolescência e métodos contraceptivos” em um colégio estadual localizado em Salvador/BA. OBJETIVO: Orientar os estudantes de uma IEP quanto aos diversos métodos contraceptivos e a sua importância para que seja evitada uma gravidez não desejada. MÉTODOS: O campo de atuação foi uma IEP de Salvador/BA, sendo o publico composto por estudantes da 7ª, 1º e 2° ano, da mesma. Foram realizadas palestras (capacitação) utilizando slides e apresentado os principais métodos contraceptivos. Posteriormente (na semana seguinte), foi realizado um jogo: “Sexualidade em ação”, onde a turma, dividida em dois grupos, escolhia um voluntário e esses apostavam uma corrida até uma cadeira, onde quem tocasse primeiro nela responderia uma pergunta que se encontrava dentro de bolões de cores e pontuações distintas. Ao final a equipe vencedora foi premida com brindes. RESULTADOS: Através da dinâmica do jogo, podemos analisar se as orientações passadas durante a capacitação foram compreendidas. Outro ponto de destaque foi o interesse demonstrado pelos estudantes, além da pró-atividade dos mesmos. CONCLUSÃO: Diante da atividade realizada foi possível perceber a deficiência de conhecimento referente aos métodos contraceptivos e os aspectos básicos da anatomia humana entre os estudantes da IEP, traduzindo então a relevância de ações de educação em saúde nas escolas.