Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO NO CONTEXTO DA SAÚDE
Autores
RAFAELA LETÍCIA DE LIMA (Relator)
FABIANA PINHEIRO SANTIAGO
JOÃO BOSCO FILHO
MARIA BETANIA MACIEL DA SILVA
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
As discussões sobre o processo de formação em saúde/enfermagem perpassam pela construção de novas estratégias de ensino que sejam capazes de torná-la pertinente, atendendo às necessidades de construção de competências e habilidades não só no campo técnico, mas também diante de uma nova postura ética e política. Neste contexto, a simulação, compreendida como estratégia metodológica que se baseia na reprodução de situações clínicas em um cenário artificial, colabora com a melhoria do ensino e da aprendizagem, tanto nos aspectos técnicos, permitida pela possibilidade de repetição exaustiva de procedimentos, quanto na perspectiva ética, uma vez que a chance de refletir sobre os erros vivenciados durante a realização da atividade permite que a aprendizagem ancore-se nos princípios do respeito a ética e a dignidade humana. Neste contexto, o trabalho tem por objetivo refletir sobre os aspectos éticos envolvidos na simulação realística no contexto da formação em saúde/enfermagem. Trata-se de um relato de experiência acerca da inserção da simulação na disciplina Saúde da Mulher, vivenciada pelos autores, oportunizado por uma instituição privada de ensino na cidade de Natal/RN no percurso do semestre de 2011.2. As simulações inseridas no plano de curso da disciplina têm como objetivos construir e fortalecer competências e habilidades técnicas, éticas e políticas no fazer do/a enfermeiro/a, proporcionando ao discente a oportunidade de vivenciar, praticar e refletir sobre condutas e procedimentos comumente presentes na prática assistencial: aprender vivenciado. Considera-se que uma vez utilizado a prática da simulação, algumas questões éticas são aguçadas como, por exemplo, o respeito à vida, o exercício do trabalho com competência, e o desenvolvimento de segurança que pode contribuir para uma assistência mais segura e livre de danos decorrente de qualificação profissional: reforçando os princípios da beneficência e não maleficência. Assim, esta estratégia no âmbito do ensino em saúde e em enfermagem contribui de forma significativa para melhor assimilação dos conhecimentos construídos no processo de formação, podendo possibilitar a eliminação/diminuição de erros na prática clínica. Simular as situações reais antes de enfrentá-las no campo de trabalho, capacita o aluno a atuar com maior segurança frente aos casos reais que precisem intervir, favorecendo a prática com excelência formando profissionais enfermeiros com competências técnica, ética, política e social.