Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM ADOLESCENTES: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ALIADA
Autores
MARÍLIA BRITO DE LIMA (Relator)
PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO
NATÁLIA ASSUNÇÃO LEITE MAGALHÃES
RAFAELLA CRAVEIRO DE FREITAS
LUIZA MARQUES CAVALCANTE
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, no qual ocorrem diversas mudanças no desenvolvimento biopsicossocial. Um lugar muito importante para o desenvolvimento da identidade pessoal e de grupo é a escola. Os profissionais de saúde, dentre eles o Enfermeiro, são importantes aliados na educação em saúde, o que visa promover esclarecimentos e realiza ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Deste modo, o estudo objetivou desenvolver estratégias educativas para adolescentes de escola municipal situado na cidade de Fortaleza-CE e utilizar a NANDA e NIC para o desenvolvimento da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo do descritivo-transversal com abordagem quantitativa. O estudo ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2011. Trabalhou-se com adolescentes que estavam regularmente matriculados em 2011. E presentes no momento das atividades. Para coleta de dados, utilizou-se um formulário para avaliação do desenvolvimento biopsicossocial do adolescente, baseadas nos 13 domínios da NANDA e campo para preenchimento de possíveis diagnósticos e intervenções de enfermagem. Para facilitar a organização dos dados obtidos, as informações foram compiladas e organizadas na forma de gráficos e tabelas. Este estudo está respaldado de acordo com a resolução196/96, da Comissão Nacional de Saúde e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, recebendo parecer favorável sob número de protocolo COMEPE 081/11. A estratégia educativa sobre mudanças biopsicossociais na adolescência foi dividida em cinco momentos: O primeiro com a distribuição de crachás. Em seguida, realizou-se um pré-teste. No terceiro, com a ajuda de um tabuleiro, houve uma discussão sobre a adolescência. Logo após, um pós-teste. E a finalização com um círculo e abraço coletivo. Percebeu-se durante o desenvolvimento da estratégia educativa que os temas mais relacionados com adolescência foram: beijo, sala de aula, amigos, esportes e sites de relacionamento. Estratégias de educação em saúde, realizadas pela enfermagem, sobre mudanças biopsicossociais na adolescência são de fundamental importância para o esclarecimento de dúvidas, na orientação e na educação em saúde, aliado na importante utilização da NANDA e da NIC afim de desenvolver uma assistência pautada no conhecimento científico.