Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ACESSIBILIDADE DA POPULAÇÃO IDOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autores
LUANNI RAYSSA DE MEDEIROS SOUZA (Relator)
CLÁUDIA JANIELE BATISTA FÔNSECA
HILDA DIAS DA SILVA RODRIGUES
JOYCE VIANA BARBOSA
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Atenção Primária engloba ações de saúde, norteadas pelos princípios da acessibilidade, universalidade e coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social, trabalhadas de forma individual e coletiva que envolve a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Objetivo: Discorrer sobre o acesso da população idosa aos serviços de Atenção Primária. Método: Trata-se de um estudo descritivo transversal de abordagem quantitativa, ancorada no relato de experiência, realizado no período de agosto a setembro de 2011, na cidade de Santa Cruz-RN, cuja amostra foi composta por 74 idosos. Resultados: Após a análise dos dados da atividade de extensão realizado com 74 idosos: quanto à procura ao serviço de saúde 36,5% (27) dos entrevistados responderam sempre, seguido de frequentemente com 29,7% (22) e algumas vezes com 27% (20). Referente ao acolhimento antes da consulta, 48,6% (36) responderam que sempre, 28,4% (21) responderam frequentemente e 13,5% (10) algumas vezes. No tocante as vistitas recebidas de algum profissional, 43,2% (32) responderam que algumas vezes, seguido de sempre com 20,3% (15), e nunca 18,9 % (14). E em relação à atenção recebida pelos profissionais, 41,9% (31) responderam que sempre, acompanhado de algumas vezes com 37,8% (28) e 17,6% (13) responderam que frequentemente. Conclusão: Tornou-se notório que a acessibilidade dos idosos aos serviços de saúde está acontecendo, uma vez que estão correspondendo com os fundamentos da Atenção Básica e preceitos do SUS, que regem o acesso e a continuidade a estes serviços, além de desenvolver relações de vínculo, caracterizando a Atenção Básica como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde.