Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título TECNOLOGIA EDUCATIVA ON-LINE PARA COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E CEGOS NA CONSULTA DE ENFERMAGEM
Autores
MARÍLIA BRITO DE LIMA (Relator)
;CLEANO COSTA DE FIGUEREDO SILVA
CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUÇAS
LORITA MARLENA FREITAG PAGLIUCA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional historicamente mediada por mídias de massa (impressos, rádio e audiovisuais em geral). É o processo de ensino-aprendizagem no qual professor e aluno não se encontram presentes fisicamente na mesma hora e no mesmo espaço geográfico. Dentro deste conceito a EaD pode ser realizada utilizando-se várias mídias ou instrumentos. Com a inserção da Enfermagem no meio virtual, fica cada vez mais evidente a necessidade de aprendizagem e domínio destas tecnologias como forma de aplicar no ensino sua cientificidade e sabedoria. A comunicação, a qual se divide em verbal e não-verbal, constitui-se forma de interação social essencial na enfermagem, pois implica diretamente no cuidado ao ser humano durante seu processo de saúde e doença e em todas as fases de sua vida. O paciente cego, aquele que perdeu parte ou totalmente sua visão, necessita de uma abordagem específica para que haja comunicação eficaz e compreensiva durante uma consulta de enfermagem. Deste modo, objetiva-se capacitar o enfermeiro sobre o conteúdo de comunicação por meio da EaD e ensinar a realizar uma consulta de Enfermagem para cegos de acordo com o modelo de comunicação não-verbal. Estudo de desenvolvimento de tecnologia educativa acerca do modelo de comunicação não-verbal de Hall (1986) para a consulta de enfermagem. Desenvolvido no Laboratório de Comunicação Saúde (LabCom_Saúde) do Departamento de Enfermagem com cego da Universidade Federal do Ceará, e no Instituto UFC Virtual. Realizou-se revisão de literatura acerca dos modelos de comunicação para a construção do curso na modalidade de EaD. O curso foi desenvolvido em quatro aulas. A primeira aula abordou a introdução à EaD e o conhecimento sobre o ambiente virtual. A segunda apontou os conceitos de deficiência visual e a comunicação em saúde com o paciente cego. A terceira acerca da teoria de comunicação não-verbal utilizada para construção do Modelo de Comunicação Não-Verbal. A quarta aula explicitou os Modelos de Comunicação para a consulta de Enfermagem com o cego. Desta forma com a implementação do curso espera-se que o enfermeiro tenha uma capacitação adequada com o acesso a distância, abrangendo assim um maior numero de profissionais, além de tornar a consulta de enfermagem mais holística diante do paciente cego.