Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título A INTERAÇÃO ACADEMIA E EDUCAÇÃO BÁSICA NA PRÁTICA DOS PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
AMANDA RICELLY MIGUEL DO NASCIMENTO (Relator)
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ
GEORDÂNIA FREIRES BARROS
LAIS CRISTINA DA SILVA LIMA
LUANA KÁTIA SANTOS OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Universidade é responsável pela formação dos profissionais nas diversas áreas, favorecendo o desenvolvimento de atitudes e ações que contribuam para transformação dos indivíduos na sociedade. Assim, o processo ensino/aprendizagem não deve restringir ao desenvolvimento de habilidades técnicas, mas contribuir para construção de profissionais críticos/reflexivos. Partindo dessa premissa, em particular no curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, as disciplinas ofertadas buscam desenvolver práticas educacionais envolvendo a comunidade. Esta parceria com escolas e sociedade permite um aprendizado com as ações desenvolvidas pelos acadêmicos, como interação e troca de conhecimentos. As atividades desenvolvidas foram oficinas de primeiros socorros para professores da rede básica, objetivando o aprendizado para o trabalho em situações que necessitam ações emergenciais que podem acarretar problemas sérios, na ausência de decisões precisas. O objetivo é relatar experiência dos acadêmicos de enfermagem mediante as práticas sobre primeiros socorros, a partir de ações educativas entre a academia e a comunidade. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa, delineado a partir das experiências vivenciadas nas aulas práticas de disciplinas ministrada no curso de enfermagem. As atividades foram realizadas em uma escola, contando com a participação dos professores e avaliadores da disciplina. Foram desenvolvidos momentos de relação academia e ensino básico, favorecendo aprendizados sobre problemas do cotidiano que demanda ações de primeiros socorros. Reflete-se que as oficinas permitiu a participação interativa dos profissionais, esclarecendo dúvidas, troca de conhecimentos e momentos de reflexão sobre a vida diária relevando a importância da academia ao gerar espaços de interação na perspectiva de promover prevenção, promoção e intervenção mediante a realidade. Desta forma o trabalho realizado permitiu aos docentes e discentes uma aproximação com uma realidade, a qual irão trabalhar enquanto futuros enfermeiros. Conclui-se que ações envolvendo a academia com a sociedade favorecem interação e apropriação da realidade cotidiana, além da troca de conhecimentos, gerando processo reflexivo junto aos diferentes interlocutores nos distintos espaços. Essas questões propiciam aprendizado mais efetivo, ao conhecer o modo como tudo acontece, concedendo ao acadêmico se sentir mais presente e disposto ao construir novas práticas para estes espaços.