Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título IMPLANTAÇÃO DE OFICINAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA IDOSOS EM UMA UBS DE NATAL/RN: PRATICANDO A ÉTICA DO CUIDADO
Autores
ARTUR CABOCLO ALVES DA SILVA (Relator)
RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
MARIA BETÂNIA MACIEL DA SILVA
SHINAHARA GALVÃO SANTOS
FRANCISCA GALDINA DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
O mundo atual tem presenciado um fenômeno que até pouco tempo era praticamente impossível deslumbrarmos: a população está envelhecendo com qualidade de vida. Sabe-se que comumente os que chegavam à idade mais avançada tinham como acompanhante as doenças crônicas degenerativas, entretanto, os idosos, hoje, atingem a longevidade de modo mais saudável. Neste sentido, faz-se necessário refletir sobre modelos de atenção vigentes, reelaborando-os no sentido de atender às necessidades e desejos dessa população, como por exemplo, a educação sexual. Desta forma, o estudo tem por objetivo refletir sobre a perspectiva ética da educação sexual no contexto do trabalho da enfermagem no âmbito da Atenção Básica. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade de relato de experiência acerca da vivência, enquanto discente, em atividades do processo de implantação das oficinas de sexualidade da pessoa idosa numa Unidade Básica de Saúde(UBS) do município de Natal/RN. As oficinas enfocaram várias questões relativas à vivencia da sexualidade. Através da dança circular, atividades lúdicas e roda de conversa, temas como: auto-estima, respeito mútuo, violência, o cuidado com o próprio corpo e do parceiro, do cuidado com o prazer e também da responsabilidade mútua puderam ser trabalhadas, permitindo com isso a desconstrução de estigmas ligados ao preconceito, contribuindo para edificação de uma ética do cuidar. Por fim, considera-se que a relevância da implantação das oficinas de educação sexual no âmbito da Atenção Básica se dá no contexto da possibilidade da ampliação do olhar acerca da sexualidade humana no âmbito da saúde sexual da pessoa idosa, ressaltando o aspecto fundamental da ética do cuidado: a compreensão da realidade do outro. Nesse contexto, a Enfermagem é desafiada no sentido de buscar estratégias que permitam o desenvolvimento de atividades que viabilizem a discussão desta temática com uma naturalidade ímpar, respeitando os limites e valores individuais e coletivos no âmbito do produzir saúde, e tem um papel fundamental no tocante à discussão desse assunto entre os idosos.