Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUINDO SABERES SOBRE O CICLO GRAVÍDICO - PUERPERAL: EXPERIÊNCIA COM UM GRUPO DE GESTANTES ADOLESCENTES
Autores
ANDREZA CARLA QUEIROZ BEZERRA LEITE (Relator)
AMÉLIA RESENDE LEITE
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
LÍBNE LIDIANE DA ROCHA E NÓBREGA
LUADJA KELLY DE ALMEIDA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A adolescência engloba indivíduos entre 10 e 19 anos de idade e é uma fase fundamental no desenvolvimento humano que compreende grandes transformações. No âmbito da saúde, um evento que merece especial atenção é a gravidez na adolescência, sendo que a falta de informação e de acesso aos serviços de saúde, aliados a aspectos culturais, econômicos e sociais são alguns dos fatores predisponentes que colocam os jovens em situação de risco para gravidez e outros problemas. Ademais, a imaturidade própria da idade, tanto psicológica, quanto biológica influencia o preparo do adolescente para assumir o compromisso da maternidade, sendo a estratégia de educação em saúde importante ferramenta para orientar práticas saudáveis durante o ciclo gravídico- puerperal, devendo ser realizada de forma constante e com a participação ativa das futuras mães. Diante disto, este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas educativas em saúde voltadas para um grupo de gestantes adolescentes, primigestas, com idades entre 14 e 18 anos, cujo objetivo foi discutir e estimular o conhecimento e o cuidado das gestantes em relação a si próprias e a seus recém- nascidos (RN) durante o período gestacional e o pós-parto ou puerpério. As atividades foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Dr. José Leão, Mossoró – RN, por 5 discentes do 6º período da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foram realizados 4 encontros e abordados os temas: modificações corporais; a importância do pré-natal e exames de rotina; os sinais e sintomas do parto; os tipos de parto; parto humanizado e cuidados com os RN. Utilizamos dinâmicas, vídeos, notebook, cartazes ilustrados, TV, multimídia e DVD para mediar o conhecimento. Percebemos que as gestantes apresentavam noções sobre os temas abordados, mas, evidenciando angústias com a modificação do seu corpo e da sua vida social e reprodutiva. As idéias que as gestantes tinham acerca do parto causavam medo entre elas, pois, associavam o mesmo à dor. Foi observada uma imaturidade quanto aos aspectos de cuidados com o RN, em que foi relatado medo de pegar e não saber cuidar do pequeno. Ao final, foi possível perceber o amadurecimento por parte do público-alvo e uma reflexão saudável acerca da gravidez e do pós- parto, como períodos de grandes mudanças físicas, psicológicas e sociais.