Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título DEPENDÊNCIA QUIMICA EM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
AMANDA RICELLY MIGUEL DO NASCIMENTO (Relator)
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ
RÉVIA RIBEIRO CASTRO
GEORDÂNIA FREIRES BARROS
REBECA PEREIRA DE CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
A academia na sociedade não se restringir apenas a formação de profissionais capacitados e habilitados para o trabalho, sua conformação e proposta ampliam-se para além do âmbito acadêmico, ela possui em seu regimento o compromisso com a sociedade. Atualmente ao depararmos com a realidade é demonstrado um aumento da disponibilidade de substâncias psicoativas, seja em quantidade como diversidade, nas escolas há uma demanda maior em atenção e atuação por parte dos equipamentos sociais, ao buscar estratégias de prevenção/promoção à saúde ao tratar de problemas associados ao uso de drogas. A dependência química torna-se uma questão de saúde pública pertinente em todo o mundo. As estratégias utilizadas visaram promover saúde através das informações relacionadas aos riscos que drogas lícitas e ilícitas causam ao organismo e as implicações sociais. Objetivou-se difundir o conhecimento sobre drogas, os agravos à saúde e seu impacto na vida social dos adolescentes. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa, apresentado a partir dos conhecimentos construídos com a realização das oficinas sobre dependência química pelos discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na rede pública de ensino, direcionada para pré-adolescentes. O processo se deu a partir da análise de artigos científicos, focando a realidade brasileira. A exposição ocorreu através de apresentação e discussão acerca da temática, proporcionando interação dos participantes e relatos de experiência. Na realização do trabalho pode-se perceber que uma parcela dos pré-adolescentes, eram familiarizados com termos referentes às drogas, levando a refletir se era advinda de curiosidade ou se vivenciaram situações que os aproximem e/ou estimulem experimenta-las já que a presença de drogas dentro do país, sejam lícitas ou ilícitas são tão presentes em nossa realidade. Percebe-se a importância da discussão do tema, embora já tenha sido e ainda seja bastante discutido em vários âmbitos, seja na escola ou na mídia, mas ainda não se conseguiu atingir resultados significativos. Com isso a educação fornecida ao indivíduo não se restringi apenas a escola, por ser apenas um espaço de construção do processo educativo, deve ser complementado pela família. Os momentos de discussão sobre temas importantes como o uso de drogas faz com que a academia no seu momento de interação com a sociedade busque trabalhar questões relevantes e que devem ser intensificadas de acordo com o seu público.