Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título AVALIAÇÃO DO ROTEIRO DE VÍDEO EDUCATIVO ACERCA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL
Autores
MARIA AGLAIR BRAZ MOTA (Relator)
SAIWORI DE JESUS SILVA BEZERRA DOS ANJOS
ANA KARINA BEZERRA PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Objetivou-se avaliar um roteiro de vídeo educativo produzido centrado na promoção da saúde para o conhecimento da finalidade, periodicidade, cuidados pré-exame e atitude adequada quanto à prevenção do câncer cervical. Pesquisa de avaliação, transversal do tipo quantitativa. Utilizou-se formulário estruturado de avaliação. Primeiramente, selecionou-se sete avaliadores de conteúdo, quatro Doutores em Enfermagem, dois Doutores e um Mestre em Medicina. No que se refere ao conceito da ideia, todos os analistas avaliaram como SIM os critérios: conteúdo temático relevante, coerente com objetivo, objetivo coerente com a realidade prática, premissas corretas, se atendem objetivos de instituições de saúde, se adequado para uso de profissionais, propõe mudança de comportamento. Somente um avaliou como EM PARTE dois critérios, o de informações compreensíveis e suficientes. Na construção dramática, todos concordaram que o roteiro tinha impacto e que as cenas não refletiam estereótipos. Quanto ao ritmo das cenas, seis avaliaram-nas como motivantes, apenas um não soube opinar. Todos consideraram que as personagens possuíam empatia e somente um não achou seu número suficiente. Na ação dramática, um avaliador não soube opinar somente por meio do roteiro, seis consideram que existia emoção, quatro que existiam surpresas e dois que não se tinha surpresa no drama. A maioria dos avaliadores julgou os diálogos naturais (seis), o vocábulo adequado (cinco), relevante (seis) e com conclusão (seis), porém um avaliador não soube opinar, um achou que o vocábulo estava adequado EM PARTE e outro que NÃO estava adequado. A maioria classificou os símbolos como compreensíveis e que as imagens refletiam aspectos importantes da temática (cinco analistas), porém dois consideraram impossível julgar. Todos os analistas descreveram que o conteúdo de interesse tinha relação direta com público alvo, seis que existia identificação da temática com o público, sendo que um não soube opinar. Cinco analistas referiram que a linguagem estava compatível com o nível de conhecimento do público, porém, um não soube opinar e outro considerou que não estava compatível. A estimativa de produção foi classificada como excelente por quatro avaliadores, como muito boa por um e boa por um avaliador. Observou-se que todos os quesitos, em geral, tiverem excelente avaliação nos itens estipulados e que suas modificações, acatadas em sua maioria, enriqueceram e qualificaram a produção final do vídeo educativo.