Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ISAURA CAROLINA BRANDÃO BEZERRA (Relator)
ALANE JUSCENI MENEZES CORDEIRO
NÊMORA LÍGIA DE SOUSA SANTANA
ROSIMERY CRUZ DE OLIVEIRA DANTAS
KATHARINY FREIRE NOGUEIRA LIMA
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
O enfermeiro, junto com a equipe de enfermagem, é o profissional que passa mais tempo com o paciente, sendo a primeira pessoa a detectar alterações nas condições dos mesmos, por isso é essencial o desenvolvimento da capacidade de interpretar os achados e de raciocinar criticamente, daí a importância da semiotécnica. Para Santos (2011), o ensino da semiologia deve buscar técnicas adequadas ao contexto em que se realiza a consulta e para facilitar o crescimento dos alunos, a fim de que eles tenham participação ativa na construção do conhecimento. O estudo objetiva descrever a vivência de acadêmicos de enfermagem nas práticas de semiologia e semiotécnica. Trata-se de um relato de experiência, realizado durante o mês de abril do corrente ano, de uma atividade da disciplina Semiologia e Semiotécnica I do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras-PB. Relato da experiência: Para a atividade foram organizados grupos de quatro alunos, treinados devidamente, onde cada um ficou responsável de realizar em 20 pessoas, escolhidas aleatoriamente, as técnicas de: aferição da temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, Índice de Massa Corpórea (IMC), circunferência abdominal, bem como, ausculta pulmonar e cardíaca. Antes dos procedimentos foi explicado aos participantes cada um, a fim de contar com a colaboração dos mesmos e obter resultados seguros e fidedignos, sendo esclarecido que a participação é voluntária. Utilizaram-se os seguintes materiais: esfignomanômetro, estetoscópio, termômetro, álcool, algodão, relógio de pulso, caderno de anotações, caneta, fita métrica e calculadora. No final da atividade, cada grupo emitiu um relatório constando os resultados e suas respectivas avaliações. Verificou-se que a maioria dos participantes não apresentou alterações nos sinais vitais, nem na ausculta pulmonar e cardíaca, entretanto constatou-se que uma parcela considerável dos participantes estava acima do peso. Com isso, percebemos o quão necessário fazem-se as práticas de semiologia e semiotécnica na formação do acadêmico de enfermagem, pois elas possibilitam o aperfeiçoamento das técnicas e dos saberes científicos, consolidando o embasamento teórico obtido em sala de aula, além de proporcionar ao aluno, uma maior segurança e competência na detecção de alterações que possam interferir na saúde do paciente. Destreza e conhecimento são aliados importantes para promover uma assistência de qualidade.