Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA: ARTICULANDO ENSINO E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
Autores
LAIANA CARLA PEREIRA GOMES (Relator)
STELLA CRISANTO PONTES
GUTEMBERGUE LUCENA DE AZEVEDO
CLÁUDIA JANIELE BATISTA FONSÊCA
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
A disciplina/atividade SACI (Saúde e Cidadania) caracteriza-se por estimular às práticas interdisciplinares, o trabalho em equipe, a articulação ensino-serviço-comunidade, o protagonismo ativo dos alunos em defesa do exercício da cidadania plena e de uma nova realidade social. A monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que tem a finalidade de despertar o interesse pela docência, mediante, o desenvolvimento de atividades unidas ao ensino, possibilitando a vivência acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos, além de permitir a apropriação de habilidades em atividades didáticas. Relatar a experiência de discentes na qualidade de monitores da disciplina Saúde e Cidadania – SACI e suas contribuições para o universo acadêmico. Trata-se de um estudo descritivo, com formato em relato de experiência, vivenciado por discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) do 6º período do curso de Graduação em Enfermagem, campus Santa Cruz – RN, nos anos de 2011 e 2012, durante atividades desenvolvidas em projeto de extensão “Educação, Saúde e Cidadania: Um Despertar Para a Realidade”. Desse modo, como monitores, pudemos vivenciar a realidade da saúde da comunidade, contribuindo e ajudando para a melhoria da qualidade de vida da população. Sendo um processo de iniciação à docência que é realizado através das atividades dos programas de monitoria acadêmica, por meio de visitas nos bairros do município e encontros para discussão das problemáticas relatadas, que mobiliza nos discentes envolvidos um processo de reflexão crítica sobre a aprendizagem com vistas a preparar não apenas o futuro docente, como também, instruí-lo a exercer o papel de monitor passando a colaborar com o professor e da mesma forma aprimorar o seu aprendizado, ao partilhar sua potencialidade docente, auxiliando os colegas no cotidiano do componente curricular que monitora.Com o intuito de formar um profissional habilitado a exercer o papel de educador em consonância com as demandas do mundo contemporâneo. A execução das atividades de monitoria ressignicou uma visão ampliada acerca do trabalho em equipe, permitiu o interesse pela docência, além de levar estudantes da disciplina/atividade SACI para conhecerem a realidade dos bairros visitados, contribuindo para uma formação crítica e cidadã dos alunos e da comunidade.