Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título APLICAÇÃO DA SAE A UM PACIENTE ADOLESCENTE COM HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE DOENÇA DE DEPÓSITO
Autores
ROMULO DIEGO MONTE SOARES (Relator)
MARCIA TELES DE O. GOUVEIA
RAYLANE DA SILVA MACHADO
HERIKA BRUNA MONTE SOARES
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As doenças de depósito lisossômico (DLLs) são causadas por uma deficiência diferente de uma enzima específica e podem afetar crianças e adultos, porém não tem início definido. Apresenta-se tipicamente com hepatoesplenomegalia, com progressiva anemia, trombocitopenia e leucopenia. Uma condição rara e importante causa de hipertensão portal na faixa etária pediátrica é a trombose de veia porta. Assim, a enfermagem deve desenvolver uma assistência integral para alcançar o bem estar da criança e sua reabilitação num tempo mais breve possível, aplicando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) através da Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem (CIPE). OBJETIVO: Relatar a experiência da assistência de enfermagem a um paciente pediátrico com hipótese de diagnóstico de doença de depósito e diagnóstico confirmado de TVP com hipertensão porta, esplenomegalia neutropênica febril e pancitopenia, realizando a SAE através da CIPE. METODOLOGIA: Relato de experiência da sistematização da assistência de enfermagem aplicada a um paciente pediátrico durante uma semana de 2011 em um hospital de referencia em pediatria de Teresina-PI seguindo a estabelecida pela SAE. A Coleta foi realizada por meio de instrumentos formulados especificamente para o processo de enfermagem em pediatria Os dados foram reunidos em forma de evoluções e a partir dessas formulados os diagnósticos e intervenções. RESULTADOS: O agrupamento dos dados levou a formulação do histórico de enfermagem detalhado sobre a paciente. As evoluções formuladas com os dados levantados permitiram elaborar um plano de assistência, seguindo a diretrizes dadas pela CIPE. Todos os diagnósticos e intervenções foram traçados visando suprir as necessidades da cliente de maneira global e imediatamente focada no problema identificado. CONCLUSÃO: O estudo proporcionou aprofundar o conhecimento acerca da sistematização da assistência de enfermagem a uma paciente pediátrica, focando as intervenções formuladas não somente a problemas patológicos, mas como aos psicossociais evidenciados durante as observações. Assim, demonstrou-se a necessidade de melhor desempenhar tal assistência aos pacientes pediátricos, visto que, são pacientes dependentes de cuidados e facilmente fragilizados pelo processo de hospitalização. Além de ser clara a necessidade de um relacionamento empático com a cliente para que as intervenções elencadas tenham seus resultados alcançados.