Anais - 15º CBCENF

Resumos

Título ACURÁCIA DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PADRÃO RESPIRATÓRIO INEFICAZ EM CRIANÇAS COM INFECÇÃO RESPIRATÓRIA AGUDA
Autores
FERNANDA CAVALCANTE BRAGA (Relator)
VIVIANE MARTINS DA SILVA
DANIEL BRUNO RESENDE CHAVES
MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES
TÂNIA ALTENIZA LEANDRO
Modalidade Pôster
Área Determinantes de vida e trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Em crianças com Infecção Respiratória Aguda (IRA), destacam-se diagnósticos de enfermagem respiratórios e, um dos mais encontrados é Padrão Respiratório Ineficaz (PRI). Este diagnóstico é definido como inspiração e/ou expiração que não proporciona ventilação adequada. Suas características definidoras (CD) mais comuns em crianças com IRA são alterações na profundidade respiratória, dispneia, taquipneia, ortopneia e uso da musculatura acessória para respirar. Para que um diagnóstico reflita real estado do paciente, isto é, seja acurado, é necessário definir as medidas de acurácia de suas características definidoras: sensibilidade (S), especificidade (E) e probabilidade pós-teste (PPT). Este estudo teve como objetivo calcular as medidas de acurácia das CD do diagnóstico de enfermagem PRI em crianças com IRA. Estudo transversal com abordagem quantitativa. Realizou-se avaliação respiratória em 249 crianças com IRA, de janeiro a abril de 2011, em dois hospitais públicos especializados no atendimento a crianças em Fortaleza – CE. Utilizou-se o programa estatístico SPSS versão 19.0 for Windows®. Os dados foram compilados e organizados em tabelas. Atendeu-se aos aspectos éticos exigidos na Resolução 196/96. PRI esteve presente em 65,5% da amostra. A característica que se mostrou mais sensível foi: Alterações na profundidade respiratória (92,02%). As características definidoras que apresentaram elevada especificidade foram: Respiração com lábios franzidos (98,86%); Diâmetro ântero-posterior aumentado (85,19%); Bradpneia (98,86%); Batimento de asa de nariz (98,84%). Conclui-se que, medidas de acurácia são uma ferramenta que auxilia o enfermeiro na inferência do processo diagnóstico e que, analisar S, E e PPT possibilita avaliar o desempenho de indicadores para a identificação de PRI em crianças com IRA.